Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Bioquímica

Curso

Engenharia Biomédica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 75

Código

ULHT1706-191

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução à Bioquímica.Conceitos gerais. Interligação com outras áreas científicas.
Manutenção do pH fisiológico e sua importância no âmbito da Bioquímica. Manutenção do pH intracelular e do pH do sangue
BIOMOLÉCULAS
Aminoácidos: estrut. química; classif.;reações características e funções biológicas
Proteínas: classif. e funções biológicas. Hierarquia da estrut. proteica
Proteinas Plasmáticas: Classif.. Análise das proteínas plasmáticas como complemento de diagnóstico
Hemeproteínas: classif.; estrut. química, curvas de saturação e funções biológicas
Enzimas estrut. e classif..Mecanismos de catálise enzimática; métodos de determinação dos parâmetros cinéticos (Km e Vmax); ativação e inibição enzimática. Ativid. enzimáticas e sua importância na aplicação prát. da Bioquímica nas áreas da biotecnologia e na área clínica
Glícidos: estrut. química; classif.; reações e funções biológicas
Lípidos: estrut. quím.; classif. e funções Biológ
Utilização metabólica das biomoléculas nos Org.vivos

Objetivos

A unidade curricular de Bioquímica visa, essencialmente, realizar uma introdução à estrutura e propriedades das principais classes de biomoléculas (glúcidos, lípidos, aminoácidos, péptidos e proteínas). Considerações gerais sobre a utilização metabólica das biomoléculas. Pretende-se igualmente, atendendo à vasta e importante aplicação prática da Bioquímica, formar e desenvolver a capacidade dos alunos em metodologia básica no âmbito da Bioquímica, a qual, será essencial para o seu futuro desempenho laboratorial em várias áreas do conhecimento científico, nomeadamente, biotecnologia e biomedicina.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A disciplina de Bioquímica dá uma preparação sobre as bases gerais da Bioquímica que permitindo uma interligação com outras áreas específicas, nomeadamente, a Bioengenharia, a Genética, a Biologia, Toxicologia. A componente prática da disciplina permite uma preparação nas diversas técnicas usadas na Bioquímica Experimental e que será fundamental no desempenho futuro em laboratório quer a nível da investigação ou da tecnologia aplicadas à área clínica e à biomedicina.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias de ensino Aulas teóricas:Baseiam-se na utilização de apoio informático e recurso a slides no decurso das apresentações teóricas da matéria explicada pelo docente. Aulas laboratoriais:Desenvolvem trabalho científico experimental, de acordo com os protocolos previamente distribuídos pelo docente. Irão aplicar as principais técnicas básicas da Bioquímica Experimental:Espectrofotometria;Electroforese e Cromatografia.Sempre que necessário será usado como auxiliar sistema informático p/ apresentação e tratamento de dados.
Avaliação final: 60 % da avaliação da parte teórica e 40 % da parte laboratorial. Avaliação da parte teórica=exame final(aprovação c/ nota = ou > a 10 val.) ou média de 2 frequências realizadas no decorrer do semestre.A aprovação nas duas frequências(nota = ou > a 10 val.) dispensa a realização do exame final. Avaliação da componente prática= Avaliação contínua, baseada no desempenho laboratorial+realização de relat.científicos+apresent. final de 1 Poster Cient

Bibliografia principal

BIBLIOGRAFIA ACONSELHADA
Geoffrey L. Zubay, William W. Parson e Denis E. Vance (1999), PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY, Wm C. Brown Communications, Inc.
Albert Lehninger; David Nelson e Michael Cox (2000), PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY, 2nd edition, Worth Publishers, New York.
Alexandre Quintas, Ana Ponces Freire e Manuel J. Halpern (2008), BIOQUÍMICA-ORGANIZAÇÃO MOLECULAR DA VIDA, 1ª edição, Lidel-Edições Técnicas.
Manuel Júdice Halpern (1997), BIOQUÍMICA, 1ª edição, Lidel, Lisboa.
Luís Campos (1998), ENTENDER A BIOQUÍMICA, Livraria Escolar Editora, Lisboa.