Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Eletromagnetismo e Ondas

Curso

Engenharia Biomédica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 60

Código

ULHT1706-14627

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Oscilações. Oscilações livres. Oscilações amortecidas. Oscilações forçadas. 2.Ondas: Geral. Ondas mecánicas. Conceito. Equação diferencial de onda. Classificação de Ondas. Ondas harmónicas. Ondas mecânicas. Fenómenos ondulatórios. Efeito Doppler.3.Eletrostática. Carga elétrica. A lei de Coulomb. Campo e potencial eletrostático. Distribuições de carga. Dipolo elétrico. Lei de Gauss. Condutores. Condensadores. Energia do campo elétrico. Dielétricos.4.Corrente electrica. Intensidade e densidade de corrente eléctrica. Lei de Ohm. Resistência. Efeito Joule. Geradores: força eletromotriz. Circuitos de corrente continua.5. Magnetostática. Campo magnético. Lei de Lorentz: indução magnética. Efeito Hall. A força magnética sobre uma corrente eléctrica. Momento do campo magnético sobre um ciclo. Lei de Biot-Savart. Força entre duas correntes. Teorema de Ampère. Energia do campo magnético. Magnetismo na matéria.6.Campos eletromagnéticos variáveis no tempo. Indução eletromagnética.Indutância.

Objetivos

Estudo de ondas, campos elétricos e campos magnéticos; corrente elétrica. Campos electromagnéticos variáveis no tempo. O estudante deve aprender a determinar o campo elétrico de distribuições de cargas pontuais e de distribuições contínuas de carga, e deve também aprender a aplicar a lei de Gauss na determinação do campo elétrico. O estudante deve também aprender a determinar o campo magnético de correntes elétricas, e deve aprender a aplicar a lei de Ampère e a lei de Biot-Savart na determinação do campo magnético.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O estudante deve compreender as noções de potencial elétrico e energia elétrica, e aprender a determinar cada uma destas grandezas físicas a partir de distribuições de carga ou do campo elétrico.
O estudante deve compreender as noções de corrente elétrica e densidade de corrente elétrica, e aprender a determinar resistências e capacidades de condensadores. O estudante deve compreender as noções de potencial vetor e energia magnética, e aprender a determinar cada uma destas grandezas físicas a partir das correntes ou do campo magnético.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino consiste em aulas teóricas (duas horas semanais), aulas teórico-práticas (duas horas semanais) e aulas de laboratório (duas horas semanais).
A nota final (NF) é dada pela fórmula NF=0.7*PE+0.3*PC, onde «PE» é o resultado da avaliação escrita e «PC» o resultado da avaliação dos projetos computacionais (a resolver no laboratório).

Bibliografia principal

«Eletromagnetismo», Alfredo Barbosa Henriques e Jorge Crispim Romão.
«Introdução ao Eletromagnetismo», Sushil Kumar Mendiratta.
«Physics for Scientists and Engineers», Fishbane, Gasiorowicz e Thornton.
«Física», C. Gerthsen, Kneser e H. Vogel.
«Classical Electrodynamics», J. D. Jackson.
«The Feynman Lectures on Physics» (Vol. 2), Feynman, Leighton e Sands.