Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Teoria de Circuitos

Curso

Engenharia Biomédica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1706-7730

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Tensão, corrente e resistência. Energia e potência. Diferença de potencial. Fontes de Tensão e Corrente independentes e dependentes.
Circuitos resistivos. Lei de Ohm. Associação de resistências. Transformação de Fontes. Leis de Kirchhoff. Teoremas Sobreposição, Thévenin e Norton. Máxima Transferência de Potência. Análise de malhas e nodal. Circuitos c/ Amplificadores Operacionais
Circuitos c/ componentes reativos. Condensadoras suas características e associação. O circuito RC. Capacidade de um condensador. Energia armazenada no condensador. Bobinas suas características e associação. O circuito RL. Indutância de uma bobina. Energia armazenada na bobina. Circuitos RLC.
Análise de circuitos lineares em regime estacionário sinusoidal. Análise no plano Complexo. Fasores. Conceitos de impedância e reactância. Relações de amplitude e fase em resistências, bobinas e condensadores. Potência dissipada e reativa, Fator de potência. Admitâncias.
Indutância mútua. O transformador linear e ideal

Objetivos

- Fornecer as valências fundamentais associadas ao conhecimento das grandezas elétricas envolvidas na teoria de circuitos/estudo dos dispositivos lineares ativos e passivos.
- Utilizar métodos/tácnicas de análise para a avaliação do comportamento dos circuitos elétricos.
- Conceber circuitos elétricos e eletrónicos simples

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Capacidade de interpretar e descrever circuitos elétricos de forma gráfica, com a notação apropriada.
- Capacidade de modelar sistemas físicos com modelos de parâmetros concentrados
- Capacidade de compreender as limitações dos modelos utilizados.
- Capacidade de analisar circuitos elétricos lineares.

Metodologias de ensino e avaliação

A UC é lecionada através de aulas teóricas (expositivas), aulas teórico-práticas (de resolução de exercícios) e aulas de laboratório (de aplicação dos conhecimentos adquiridos). Ao atribuir 30% da nota final aos resultados dos trabalhos efetuados em laboratório, valoriza-se a capacidade de projetar, montar e estudar circuitos em laboratório. A capacidade de análise teórica de circuitos é avaliada através da componente escrita. A avaliação é feita por média ponderada entre os conhecimentos teóricos demonstrados e os trabalhos de laboratório realizados. No seu conjunto, a classificação destes trabalhos contribui com 30% da nota final da disciplina. A avaliação teórica de conhecimentos é feita em dois testes de frequência, cada um dos quais contribui com 35% da nota final da disciplina. Assim, a nota final é dada pela fórmula seguinte: Nota final=0,35(1ºteste)+0,35(2ºteste)+0,30(trabalhos). Se os alunos não aprovarem na avaliação contínua, podem realizar o exame final.

Bibliografia principal

J. David Irwin, Basic Engineering Circuit Analysis, 7rd Ed., Wiley, 2002 ou J. David Irwin, Análise Básica de Circuitos para Engenharia, Nova Guanabara (versão Brasileira). J. David Irwin, Introdução à Análise de Circuitos Eléctricos, Livros Téc. e Cient. Editora, 2005 (versão Brasileira). J. David Irwin, Análise de Circuitos em Engenharia, MAKRON BOOKS, 2006. James W. Nilsson, Susan A. Riedel, Electric Circuits, 6th Ed., Prentice Hall, 2000 . ou James W. Nilsson, Susan A. Riedel, Circuitos Eléctricos, 5ª Ed., LTC, 1999 (versão Brasileira). William H. Hayt, Jack Kemmerly, Engineering Circuit Analysis, McGraw-Hill International Editions, 5th Ed., 1993. Meireles, Vítor, ¿Circuitos Eléctricos¿, Lidel; 2003. Dawes, Chester, Electrical Engineering, McGraw-Hill. O¿Malley; John, Análise de Circuitos, Schaum McGraw-Hill