Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Genética Molecular

Disciplina do Curso

Engenharia Biotecnológica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 60

Código

ULHT37-960

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Subdivisões da Genética.
2. Dogma Central da Biologia Molecular: revisão de conceitos. Fluxo da informação genética: transcrição e tradução.
3. Complexidade do genoma: organização do genoma, função dos genes.
4. Gene: relação com estrutura de proteínas e enzimas.
5. Genómica funcional e comparativa.
6. Transferência de genes por bactérias e bacteriófagos Mecanismos de resistência a compostos por transferência de genes
7. Variabilidade genética.
8. Regulação da expressão genética em procariotas e eucariotas.
9. Genética de cancro
10. Métodos moleculares em diagnóstico e nanotecnologia
Na componente laboratorial os alunos irão estudar os mecanismos moleculares do operão de arabinose de Escherichia coli avaliando a expressão do gene GFP e deteção da proteína GFP. Vão ainda realizar a análise da expressão genética a partir de RNA usando amostras biológicas. Ainda, vão aprender a utilizar bases de dados de informação genética.

Objetivos

O objetivo principal da disciplina de Genética Molecular consiste na familiarização dos estudantes com os conceitos da genética geral integrados com a tecnologia de DNA recombinante. Neste sentido deverão ter a capacidade de compreender os mecanismos responsáveis pela variabilidade genética, expressão e regulação genética em procariotas e eucariotas. Os mecanismos celulares e moleculares inerentes a estes processos são essenciais para a compreensão dos métodos e mecanismos de modificação genética usados em biotecnologia nas áreas da biomedicina, farmacêutica, forense, agricultura e indústria.
Na componente prática irão utilizar técnicas laboratoriais de genética molecular manipulando DNA, RNA e proteínas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A genética molecular é considerada como uma ciência de base na área das ciências da vida. Neste contexto é essencial para todos os estudantes compreender e aplicar os conceitos e metodologias inerentes a esta disciplina. Os alunos irão desenvolver competências relacionadas nas várias vertentes da genética molecular, nomeadamente na análise e compreensão dos mecanismos moleculares que dizem respeito à variabilidade genética, diferenciação celular, e os principais mecanismos de regulação que lhe estão subjacentes. Ainda será importante que os alunos apreendam as técnicas e metodologias usadas em genética molecular. A integração dos conhecimentos adquiridos e a prática laboratorial será uma mais-valia que ajudará os alunos a integrar uma equipa de investigação na área biomédica ou em laboratórios de análises genéticas.

Metodologias de ensino e avaliação

A componente teórica da UC de Genética Molecular é lecionada através de slides em Power Point (disponibilizados aos alunos) sobre os temas que constam do conteúdo programático.
A componente prática inclui aulas laboratoriais para o desenvolvimento do trabalho prático e aulas teórico-práticas para a análise dos resultados.
A avaliação teórica será efetuada pela realização de duas frequências e pela apresentação de um seminário científico. Os alunos que apresentem média de 10 valores nas duas frequências e seminário ficam dispensados de exame. São admitidos a exame teórico os alunos com aprovação na componente prática da cadeira (nota igual ou superior a 10 val.
A avaliação prática consta de 1 teste teórico e apresentação de 3 relatórios com os resultados laboratoriais obtidos, sendo a nota da componente prática: 60% avaliação escrita individual+30% apresentação do trabalho sob a forma de relatório + 10% avaliação contínua.
A nota final= 50% componente Teórica + 50% componente prática

Bibliografia principal

- Klug W.S., Cummings M.R. (2006) Concepts of Genetics, 8ªed, Pearson Prentice Hall, NewJersey.
- Bruce Alberts, Alexander Johnson, Julian Lewis, Martin Raff, Keith Roberts, Peter Walter. Molecular Biology of the Cell. 2007. 5th Edition, Garland Publishing.
- Griffiths A.J.F., Wessler S.R., Lewontin R.C., Gelbart W.M., Suzuki D.T., Miller J.H. Introduction to genetic analysis, 2010. 10th ed., W. H. Freeman and Company, New York.
- Watson J.D., Baker T.A., Bell S.P., Gann A., Levine M., Losick R. Molecular Biology of the Gene . 2013. 7th ed. Pearson Benjamin Cummings.