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Universidade Lusófona

Projeto

Disciplina do Curso

Engenharia Biotecnológica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

250 | 60

Código

ULHT37-1919

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O conteúdo programático está de acordo com os domínios de especialização dos docentes que irão lecionar a unidade curricular. Tendo como base os conhecimentos apreendidos ao longo do 1º e 2º anos da licenciatura, será possível a sua aplicação na realização de um projeto teórico-prático. Nas diferentes áreas da biotecnologia serão focados os seguintes conteúdos:
- química: produtos naturais de aplicação terapêutica, ambiental e alimentar
- genética: terapêutica de doenças cardiovasculares. Métodos de diagnóstico.
- bacteriologia: terapêuticas contra bactérias resistentes a antibióticos. Métodos de diagnóstico.
- nutracêutica: produtos cosméticos com características antioxidantes e antimicrobianas
- alimentar: produtos com características antioxidantes
- biocatálise aplicada: formulações enzimáticas e sistemas biocatalíticos para obtenção de moléculas com aplicações nas áreas alimentar e farmacêutica
- ambiente: bioremediação e/ou biomonitorização das componentes de solos e água

Objetivos

Pretende-se que os alunos tenham contato com as áreas de investigação científica inerentes à biotecnologia. Os alunos irão adquirir uma visão global do tipo de trabalho que poderão vir a exercer na sua carreira profissional, seja em I&D, laboratórios de indústria ou diagnóstico. Neste sentido os docentes afetos à licenciatura, nos seus vários domínios de especialização, irão desenvolver com os alunos um projeto de investigação por forma a que tenham contacto com procedimentos e/ou metodologias que fazem parte de linhas de investigação em biotecnologia nomeadamente na química, genética, bacteriologia, engenharia do ambiente e engenharia alimentar. Adicionalmente, serão convidados especialistas no domínio da biotecnologia para que os alunos possam ter o conhecimento de áreas afins.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se que os alunos tenham contato com as áreas de investigação científica inerentes à biotecnologia. Os alunos irão adquirir uma visão global do tipo de trabalho que poderão vir a exercer na sua carreira profissional, seja em I&D, laboratórios de indústria ou diagnóstico. Neste sentido os docentes afetos à licenciatura, nos seus vários domínios de especialização, irão desenvolver com os alunos um projeto de investigação por forma a que tenham contacto com procedimentos e/ou metodologias que fazem parte de linhas de investigação em biotecnologia nomeadamente na química, genética, bacteriologia, engenharia do ambiente e engenharia alimentar. Adicionalmente, serão convidados especialistas no domínio da biotecnologia para que os alunos possam ter o conhecimento de áreas afins.

Metodologias de ensino e avaliação

O conteúdo programático será lecionado pelos docentes da FE e/ou por especialistas nas diferentes áreas da Engenharia Biotecnológica. No início do semestre será dada uma aula conjunta com todos os docentes em que serão apresentados os temas que serão abordados durante o semestre e quais os respetivos responsáveis. Durante o semestre, todos os alunos irão assistir às aulas teóricas / teórico-práticas que serão dadas sob a forma de módulos correspondentes às diferentes áreas. Simultâneamente cada aluno desenvolverá o tema de interesse com o docente alocado à área respetiva. A avaliação será por realização de um artigo científico e apresentação de um poster com base no trabalho teórico-pratico / prático desenvolvido com o docente (75%). Será ainda realizado um exame que contempla a matéria das outras áreas lecionadas (25%).

Bibliografia principal

A bibliografia é variada, tendo por base artigos científicos sendo disponibilizada por cada um dos docentes de acordo com as áreas e os temas lecionados