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Universidade Lusófona

Química II

Disciplina do Curso

Engenharia Biotecnológica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 60

Código

ULHT37-931

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1-Introdução: Tabela periódica (elementos, propriedades químicas, iões). Moléculas (compostos orgânicos e inorgânicos). Classificação da matéria (sólidos, líquidos, gases). Reacções químicas, estequiometria. Solucões.
Ligação Química. Riscos e segurança no laboratório.
2-Equilíbrio Químico: Equilíbrio ácido-base, soluções tampão, titulações. Equilíbrio de solubilidade. Reacções de precipitação. Análise qualitativa.. Fundamentos de Química analítica. Aplicações (eliminação dos resíduos, de metais).
3-Electroquímica: oxidação-redução, electrólise, corrosão. Metalurgia e química dos metais. Células electroquímicas.
4-Termoquímica (energia livre, entalpia, espontaneidade, entropia
5-Química dos metais de transição. Compostos de coordenação. Espectrofotometria. Complexos e meio ambiente e biológico (clorofila, hemoglobina). Cor e propriedades magnéticas.
6-Cinética Química: Estudo da velocidade de reacção- Ordens de reacção e mecanismos reaccionais. Catalisadores e velocidade de reação

Objetivos

Adquirir uma perspectiva global do estudo da Química e da sua interacção com as outras ciências. Adquirir os conhecimentos básicos da química actual e métodos científicos para aplicar no laboratório ou indústria em áreas específicas tais como Ambiente, Alimentar, Bioquímica, Biologia, Saúde. Desenvolver a observação, o raciocínio e lógica na resolução de problemas e elaboração de conclusões. Preparar o aluno no conhecimento e manuseamento de material químico no laboratório seguindo as regras de riscos e segurança.
Abordagem preparatória para o estudo das disciplinas específicas para cada uma das diferentes áreas da Química que se seguirão nos anos seguintes da licenciatura.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos deverão reconhecer os vários tipos de moléculas presentes na vida quotidiana, suas propriedades e reactividade. Reconhecer vários tipos de reacções básicas utilizadas em Química inorgânica e analítica.

Metodologias de ensino e avaliação

A disciplina será leccionada sob forma de aulas teóricas ministradas com apoio de projecção (PowerPoint) e no quadro. São disponibilizadas as versões (em pdf) através do ¿Moodle¿. Paralelamente serão resolvidos exercícios nas aulas teórico-práticas. Os alunos terão aulas de laboratório visando a aplicação dos diversos aspectos referidos na teórica. A classificação final da disciplina considera 70% de uma avaliação teórica e 30% de uma avaliação laboratorial. Relativamente à avaliação teórica, além dos estabelecidos exames de 1ª e 2ª épocas, é realizada avaliação contínua sob forma de 2 frequências. A avaliação prática corresponde a média ponderada dos relatórios, de um teste prático escrito e de um teste prático experimental. O aluno tem aproveitamento na disciplina se, no exame escrito, obtiver uma nota igual ou superior a 10 valores (para um máximo de 20 valores) e uma média final de 10 (componentes prática e teórica)

Bibliografia principal

- Chang, R. " Chemistry ", 9th ed., International Edition, McGraw-Hill, 2007.

- Atkins, P., Jones, L. " Chemistry: molecules, matter and change" , 4th ed., W. H. Freeman and Company, 1999