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Universidade Lusófona

Técnicas de Expressão e Comunicação - Língua Inglesa - Escrita Científica

Curso

Engenharia Biotecnológica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 30

Código

ULHT37-16598

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Aspectos básicos da escrita científica. O porquê do uso preferencial do inglês em ciência e tecnologia. Sistema de avaliação por pares. Vantagens e limitações. Plataformas de pesquisa
2. Os diversos formatos da divulgação de conhecimento: comunicações em painel,
comunicações orais, artigos, capítulos de livros, livros. Sua relevância relativa e estrutura.
Critérios para a avaliação de revistas científicas.
3. Interacção com editores e revisores
4. Análise crítica de publicações científicas.
5. Ética em publicação científica

Objetivos

Esta UC baseia-se num exercício de análise de diversos tipos de publicações científicas e pretende que os alunos se familiarizem com o processo de escrita e publicação cientifica. Os tópicos abordados incidirão: regras para autores; tipos de apresentações; tipos de artigos científicos e critérios para a sua elaboração; análise crítica de artigos; escrita ao editor de um jornal e resposta a comentários de revisores. Outros aspectos abordados incluem: open access; autores; ética na publicação, etc.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da UC os alunos deverão: reconhecer e explicar o que e escrita cientifica; descrever a estrutura de diferentes tipos de comunicação e de artigos; conhecer as diversas fases no processo de publicação científica; interagor com revisores e editores estruturar uma comunicação (oral ou em painel) e um artigo científico; definir factor de impacto; utilizar o factor de impacto bem como outras informações para seleccionar a revista cientifica adequada para submissão de um dado artigo.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias vão envolver aulas teórico-práticas acerca de como estruturar correctamente uma comunicação científica, como o estruturar e redigir, como procurar a revista cientifica correcta para submissão. Quais as regras gerais relativas aos diferentes tipos de artigos, etc. As aulas envolverão pesquisa, selecção, leitura e apresentação de artigos científicos de diversos tipos. A avaliação será efectuada com base na escrita de um artigo cientifico para avaliação pelo docente (60% da nota final) e uma comunicação oral com base no mesmo (20% da nota final) aos colegas e um teste (20% da nota final). Os alunos deverão ter uma nota superior ou igual a 10 para poderem ser aprovados. Em caso de nota inferior a 10 no teste, o alunos serão submetidos a um exame final, que corresponderá a 20% da nota final

Bibliografia principal

Documentação disponibilizada pelo docente, nomeadamente acetatos e material audiovisual diverso e artigos científicos, acessíveis através de plataformas digitais
Macrina, Francis L. 2014. Scientific Integrity. Text and Cases in responsible conduct of
research. Fourth edition. ASM Press. ISBN-13: 978-1555816612
Lindsay, D. (2011) Scientific writing = thinking in words, CSIRO PUBLISHING, Collingwood,
Australia. ISBN 9780643100466
Matthews, Janice R. and Matthews, Robert W. (2008) Successful Scientific Writing, 3rd Ed.,
Cambridge University Press, New York. ISBN-13 978-0-521-69927-3