Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Dimensionamento de Estruturas

Curso

Engenharia Civil

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

156 | 90

Código

ULHT30-2369

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Princípios de segurança estrutural e combinação de ações. Ações da temperatura, vento, sobrecarga e permanentes. Ação acidental do fogo. Verificação de segurança de colunas, vigas e vigas-coluna metálicas (EC3). Verificação de segurança da seção transversal de perfis metálicos. Verificação de segurança de ligações metálicas aparafusadas não pré-esforçadas ao corte e esmagamento. Cálculo de esforços amplificados em estruturas sensíveis à instabilidade global. Imperfeições geométricas globais. Contraventamento. Verificação de segurança de estruturas metálicas do tipo nave industrial, pórtico de vários pisos. Comprimento de encurvadura de barras inseridas em pórticos.

Objetivos

Os alunos deverão saber dimensionar e verificar a segurança dos diversos tipos de elementos estruturais de estruturas metálicas sujeitas a combinações de ações da temperatura, vento, sobrecarga e permanentes. Estimar o tempo de colapso de elementos estruturais protegidos e não protegidos sujeitos à ação acidental do fogo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Dimensionar vigas, colunas, madres, ligações e barras de contraventamento de estruturas metálicas do tipo nave industrial, pórtico de vários pisos, pórticos de suporte de sinalização vertical, etc. Dimensionar proteção contra fogo de colunas metálicas e saber estimar tempos de colapso ao fogo.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas e de laboratório. Aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos da engenharia mecânica e civil, apresentando primeiramente problemas resolvidos e depois problemas semelhantes para serem resolvidos pelos alunos na aula e fora de aula. Resolução de problemas de aplicação logo após a abordagem dos temas teóricos. Responsabilização do aluno no processo de procura de solução dos problemas propostos na aula com o acompanhamento do professor. Avaliação 100% por frequência ou exame final.

Bibliografia principal

- "Design of Steel Structures", Simões da Silva L., Simões, R. and Gervásio H., ECCS Eurocode Design Manuals, ECCS Press and Ernst & Sohn (2010).

- Estabilidade e Dimensionamento de Estruturas, Dinar Camotim, António Reis, Editora Orion (2012)

- "Fire Design of Steel Structures", J.M. Franssen, P. Vila Real (2010)

- Eurocódigos: EN 1990, EN 1991-1-1, EN 1991-1-2, EN 1991-1-4, EN 1991-1-5, EN 1993-1-1, EN 1993-1-2, EN 1993-1-8