Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Resistência dos Materiais

Curso

Engenharia Civil

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

143 | 90

Código

ULHT30-13546

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Lei de Hooke
2. Esforço axial
3. Flexão pura
4. Esforço transverso
5. Torção
6. Tensões principais
7. Deformação de vigas
8. Encurvadura
9. Métodos energéticos

Objetivos

Pretende-se que o aluno seja capaz de perceber a noção de força exterior, esforço interno, tensões, extensões e deslocamentos aplicados a um corpo sólido. Serão discutidos os diversos esforços internos, isolados ou em sobreposição, tais como esforço axial, momento fletor, esforço transverso, e momento torsor, bem como os seus efeitos em estruturas de engenharia civil, nomeadamente as deformações e as tensões associadas: normais e tangenciais.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O conteúdo aqui exposto baseia-se na hipótese de continuidade e, como tal, as matérias estudadas enquadram-se na Mecânica dos Meios Contínuos. Além disso, as soluções seguem a Teoria da Elasticidade da disciplina de Mecânica de Sólidos deformáveis. Em particular, são analisados sólidos elásticos lineares submetidos a pequenas deformações de modo que os deslocamentos e deformações sejam "lineares". Em geral, um sólido elástico linear submetido a grandes deslocamentos não seguirá esta condição. Os assuntos aqui abordados são fundamentais para que o aluno possa proceder ao dimensionamento de pilares e vigas de estruturas de edifícios e pontes.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino é composta por aulas teóricas e aulas teórico-práticos. Nas aulas teóricas são abordados assuntos do ponto de vista conceptual, com resolução teórico-prática de casos simples. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios constantes das fichas de exercícios disponibilizadas no início do ano letivo, de forma a interligar os conceitos teóricos com a prática. A metodologia de ensino é do tipo avaliação contínua (AC) com dois testes, que incluem a matéria lecionada até à data dos mesmos, e/ou exame final. Nota mínima de aprovação é de 10 valores. O aluno que tirar a nota mínima na AC fica, automaticamente, dispensado do Exame Final.

Bibliografia principal

Ferdinand P. Beer; E. Russel Johnston, Jr.; John T. DeWolf; David F. Mazurek - Mecânica dos Materiais. McGraw Hill, 5ª Edição, 2001.