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Universidade Lusófona

Biologia Geral

Disciplina do Curso

Engenharia do Ambiente

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 60

Código

ULHT39-20

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Temas para o estudo dos seres vivos: organização biológica
2. Dinâmica celular: moléculas, estruturas celulares, organitos e fisiologia
3. Controlo nuclear da actividade celular: estrutura do núcleo, fluxo de informação genética e ciclo celular e sua regulação
4. Biologia das plantas: classificação, anatomia e regulação do desenvolvimento
5. Biologia dos animais: classificação, histologia e regulação do desenvolvimento
Aulas Práticas:
1. Noções gerais de microscopia
2. Células procarióticas e eucarióticas microscopia óptica
3. Fotossíntese extração e identificação de pigmentos
4. Determinação do potencial hídrico em células vegetais
5. Movimentos de materiais através da membrana celular: Osmose e Difusão através de uma membrana porosa artificial
6. Fisiologia estomática - Medição da condutância e da densidade estomática
7. Mitose observação de preparações temporárias e definitivas

Objetivos

A disciplina dará uma visão geral de processos e funções biológicas que são a base da vida. O objectivo principal é que o aluno possa compreender e integrar os diferentes níveis de organização do mundo vivo, do átomo à biosfera, num contexto evolutivo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O aluno terá de conseguir explicar certos mecanismos e/ou de responder às questões que se coloquem sobre as noções básicas em Biologia com precisão, clareza e rigor científico. Em suma, aquisição de uma sólida cultura geral na área da Biologia.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino baseiam-se em apresentações teóricas explicadas pelo professor com o recurso a meios audiovisuais, complementadas com a realização de exercícios de aplicação. A avaliação consiste na realização de duas frequências, com ponderação de 60% na classificação final. Os alunos que não obtenham aprovação nas frequências terão que realizar exame final teórico, desde que tenham obtido aprovação nas práticas. Quanto às aulas laboratoriais, são realizadas de acordo com protocolos previamente distribuídos e com alguns apontamentos fornecidos nas aulas. A componente de avaliação das práticas laboratoriais (avaliação contínua), somando 40% da classificação final da unidade curricular, compreende quatro parâmetros, cada um com a ponderação de 10% da classificação final: (1) um relatório, (2) um caderno de laboratório, (3) o desempenho dos alunos e (4) um teste prático. Para os alunos que não consigam aprovação nas práticas, terão que realizar um exame prático de recurso.

Bibliografia principal

Azevedo, C. (1999) Biologia Celular e Molecular, Lidel - Edições Técnicas, Lisboa
Junqueira, L. C.; Carneiro, J. (2000) Biologia Celular e Molecular, 7ª ed., Guanabara Koogan SA.
Karp G (2004) Cell and Molecular Biology: Concepts and Experiments, 4th Ed.. John Wiley & Sons, Inc, New York.
Lodish H., A. Berk, P. Matsudaira, C. A. Kaiser, M. Krieger, M. P. Scott, L. Zipursky, J. Darnell (2004) Molecular Cell
Biology, 5th Ed. W. H. Freeman and Company, New York.
Purves W. K., G. H. Orians, H. Craig Heller, D. Sadava (2004) Life, the science of biology. 7th ed. Sinauer Associates,
inc, W. H. Freeman and Company. USA.
Richau, J. (2012) Biologia: moléculas, células e processos. Universidade Lusófona, Lisboa.
Robertis, E.; Hib, J. (2001) Bases da Biologia Celular e Molecular, 3ª ed. Guanabara Koogan SA.