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Universidade Lusófona

Climatologia

Disciplina do Curso

Engenharia do Ambiente

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 60

Código

ULHT39-1030

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução: O Sistema Climático. A Atmosfera. Tempo e Clima. Meteorologia. Enquadramento Internacional.
Atmosfera: Composição e Estrutura. Estado da Atmosfera. Complexidade da Atmosfera.
Processos Atmosféricos I: Processos radiativos; radiação solar e radiação terrestre. O efeito de estufa.
Processos Atmosféricos II: Termodinâmica do ar e da água. Nuvens e precipitação. O ciclo hidrológico.
Dinâmica da Atmosfera: Equações do movimento. Dinâmica da atmosfera.
Meteorologia Sinóptica: Massas de ar e tipos de massas de ar. Sistemas frontais; frentes; frente fria e frente quente; frente oclusa.
Previsão do Tempo: O problema da previsão. Diagnóstico e prognóstico. A previsão numérica do tempo. Modelos de previsão.
Climatologia: A circulação geral da atmosfera. Clima global e climas regionais. Classificação dos climas da terra. Variabilidade climática e alterações climáticas.
Climas da Camada Limite Atmosférica: climas de regiões com e sem vegetação. Climas urbanos. Poluição atmosférica.

Objetivos

O objectivo desta Unidade Curricular é levar os alunos a:
(a) Compreender o que são o tempo e o clima e quais as suas diferenças.
(b) Compreender as bases físicas do clima da Terra.
(c) Compreender o que se deve entender por variabilidade e alterações climáticas, bem como o que significa a alteração climática antropogénica e o aquecimento global e quais as limitações destes conceitos.
(d) Conhecer os principais fenómenos meteorológicos nas latitudes médias e nas regiões tropicais e saber interpretá-los com base nos processos físicos e dinâmicos que lhes estão subjacentes.
(e) Compreender em que consiste a previsão do tempo e o que são modelos de previsão.
(f) Compreender o que são projecções ou cenários do clima futuro, como se constroem e como se quantificam os seus impactos.
(g) Conhecer os climas da camada limite atmosférica, designadamente os climas urbanos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecer as bases físicas da meteorologia e da climatologia, quais os fenómenos meteorológicos fundamentais nas latitudes médias e nas regiões tropicais, como analisá-los e pronosticá-los. Entender o que são modelos meteorológicos de previsão e modelos de clima. Entender as implicações da actividade humana no tempo e clima locais.
Capacidades e competências: saber utilizar nomogramas aerológicos; saber interpretar cartas meteorológicas de análise e de previsão, de superfície e de altitude. Saber interpretar dados de modelos numéricos. Saber reconhecer a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos. Saber calcular parâmetros estatísticos simples e testar a sua significância.

Metodologias de ensino e avaliação

O método de ensino é o da exposição oral das matérias teóricas nas aulas teóricas e a resolução de problemas práticos nas aulas teórico-práticas. O docente está disponível para esclarecer dúvidas ou aprofundar matérias sempre que necessário. Será efectuada uma visita de estudo ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para familiarização com os instrumentos meteorológicos, modelos de previsão do tempo e produtos dos satélites de observação. A avaliação dos estudantes é feita através de dois testes; os alunos que obtenham média das classificações nos testes superior ou igual a 10, e não apresentem classificação inferior a 8 em nenhum dos testes, consideram-se aprovados. No caso contrário, os alunos serão sujeitos a um Exame Final, precisando de uma nota não for inferior a 10 para aprovação na disciplina.A presença e participação dos alunos nas aulas e visitas de estudo é tida em conta. Os alunos poderão ser submetidos a uma prova oral sempre que o docente o considere necessário

Bibliografia principal

Torres, Filipe T.P. e Machado, Pedro J.O. Introdução à Climatologia. Geografica, 2008.
Stull, R.Meteorology for Scientists and Engineers, Brooks &Cole
Frederick, J. Principles of Atmospheric Science, Jones &Bartlett Publishers
Wallace, J. and Hobbs, P. Atmospheric Science, An Introductory Survey, Elsevier Academic Press
Taylor, F.W. Elementary Climate Physics, Oxford Press
Holton, J. An Introduction to Atmospheric Dynamics, Elsevier Academic Press
Oke, T.R. Boundary Layer Climates, Methuen
Fleagle, R. and Businger, J. An Introduction to Atmospheric Physics, Academic Press
Lutgens, F.K. and Tarbuck, E.J. The Atmosphere: An Introduction to Meteorology, Prentice-Hall
Barry, G. and Chorley, R. Atmosphere, Weather and Climate, Routledge
Ruddiman, W. Earth¿s Climate, Past and Future, Freeman
Biggs, G. The Oceans and Climate, Cambridge Press
The IPCC Reports, Cambridge Press