Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Controlo Analítico do Ambiente

Curso

Engenharia do Ambiente

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 60

Código

ULHT39-7606

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Técnicas de amostragem de águas e efluentes.
2. Águas naturais. Parâmetros indicadores da qualidade da água. Caracterização dos sólidos e sua remoção. O sistema CO2/CaCO3 (s): água em equilíbrio com CaCO3 (s) e água em equilíbrio com CaCO3 (s) e CO2 atmosférico. Acidez e alcalinidade. Dureza. Remoção da dureza. Desinfecção primária e secundária da água. Mecanismos de desinfecção. Produção de sub-produtos.
3- Reacções redox em águas naturais. Oxigénio dissolvido. Decomposição da matéria orgânica em águas naturais. Carência em oxigénio. Escala pE. Diagramas pE-pH. Processos químicos que influenciam a composição e especiação química em sistemas naturais (água e solos).
4-Operações unitárias em ETAs.
5- Águas residuais. Características físicas, químicas e biológicas de AR. Tratamentos físicos, físico-químicos e biológicos de AR. Lamas activadas, leitos percoladores, discos biológicos. Lagunagem. Produção de biogás.
6- Tratamento de resíduos sólidos por compostagem. Incineração.

Objetivos

A UC de Controlo Analítico do Ambiente visa o estudo e a análise quantitativa dos parâmetros indicadores da qualidade das águas com relevo para a Engenharia do Ambiente, bem como a abordagem analítica ao projecto de estações de tratamento de águas de abastecimento e de estações de tratamento de águas residuais e pluviais. Pretende-se que os alunos conheçam as principais técnicas utilizadas na colheita, transporte, conservação e análise de amostras de águas de abastecimento e de águas residuais.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se que saibam correlacionar os resultados analíticos e os requisitos de projecto dos sistemas de tratamento de águas de abastecimento e os requisitos de projecto dos sistemas de tratamento de águas residuais.

Metodologias de ensino e avaliação

A UC inclui aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais, seguindo uma metodologia expositiva-interactiva e de base experimental baseada em protocolos laboratoriais. A classificação final da disciplina considera 60% da avaliação teórica e 40% da avaliação prática.
Relativamente à avaliação teórica, além dos estabelecidos exames de 1ª e 2ª épocas (aos quais só é permitida comparência após avaliação positiva na prática), são realizadas duas frequências, sem eliminação de matéria. A avaliação prática incluiu a preparação dos trabalhos laboratoriais, a sua execução e a elaboração de relatórios de acordo com critérios pré-estabelecidos. Nas aulas teórico-práticas os alunos são incentivados a resolver os exercícios propostos, no quadro, perante os seus colegas. A avaliação contínua considera, ainda, a assiduidade e participação do aluno nas aulas.

Bibliografia principal

Baird, C.; Cann, M.( 2012) - Environmental Chemistry, 5th Ed. W. H. Freeman & Co. (Ed.), 780p
Metcalf & Eddy et al. (2015) - Wastewater Engineering: Treatment and Reuse. 5th Ed., Inter. Edition: McGraw-Hill Higher Education .1856 p.
Sawyer, N.; McCarty, P.; Parkin, G.F. (2003) - Chemistry for environmental and engineering science. McGraw-Hill Higher Education. 752 pg.
Standard Methods for the Examination of Water & Wastewater, 22nd Edition (2012). American Public Health Association (APHA), American Water Works Association (AWWA) & Water Environment Federation (WEF).
Zhang, C. C. (2007) ¿ Fundamentals of Environmental Sampling and Analysis. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons.456 p.