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Universidade Lusófona

Projeto em Engenharia do Ambiente

Disciplina do Curso

Engenharia do Ambiente

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 30

Código

ULHT39-16575

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Por cada ano lectivo, os docentes envolvidos na disciplina são convidados a propor vários temas relacionados ou com as suas linhas de investigação ou idealmente com a resolução de um problema específico para uma entidade externa parceira;
A totalidade dos temas propostos dependerá do número de alunos inscritos na disciplina, para que cada grupo de trabalho não exceda 4 alunos, procedendo os alunos à escolha do tema de acordo com a sua área de interesse pessoal.
Decorrerá da seguinte forma:
Apresentação dos temas dos professores tutores;
Organização dos grupos de trabalho;
Seleção dos temas de projectos pelos grupos de trabalho;
Introdução à temática onde os alunos desenvolverão o trabalho;
Orientação dos alunos pelos tutores específicos, com aulas/acompanhamento do grupo de trabalho (reuniões tutoriais);
Desenvolvimento do trabalho e elaboração de um relatório final;
Apresentação dos resultados finais, em modo de seminário, aos colegas, docentes e possíveis entidades parceiras.

Objetivos

O objectivo principal da disciplina é colocar os alunos perante as especificidades associadas ao de-envolvimento de um trabalho de I&D, ou de resolução de um problema específico, em áreas nucleares da Eng. do ambiente, em contexto real (dimensionamento, avaliação de viabilidade, planeamento, execução).
Permitirá adquirir uma visão global do tipo de trabalho que poderão vir a exercer na sua carreira profissional, seja em I&D ou no mercado de trabalho.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende promover-se o desenvolvimento da responsabilidade individual e da dinâmica de grupo, com rigor no desempenho de qualquer etapa para cumprimento do planeamento definido. Exercitar o trabalho de equipa, partindo do esforço do individuo, onde cada elemento é estimulado a oferecer ao grupo as suas melhores competências, aprendendo e interagindo com os outros, no alcance de um objectivo comum ¿ cumprimento de todas as etapas pré-estabelecidas.
Pretende-se que os alunos consolidem/integrem/apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, numa tentativa de aproximar e oferecer aos alunos uma experiência, o mais próxima possível de situações reais.

Metodologias de ensino e avaliação

No Projecto procura-se, sempre que possível, integrar os alunos em projectos de I&D onde os docentes se encontrem envolvidos, ou em desafios para resolução de problemas específicos propostos por uma entidade externa parceira, procurando-se temas que impliquem uma componente de preparação teórica, uma componente experimental (no laboratório e/ou no campo), incluindo, sempre que possível, aquisição, processamento e interpretação de dados inéditos. O trabalho culmina com a apresentação oral dos resultados e a elaboração de uma síntese escrita sob a forma de relatório final.
A avaliação baseia-se no relatório escrito entregue ao docente responsável pelo tema. O trabalho (métodos, resultados, discussão) é defendido complementarmente com uma apresentação oral, com a participação de todos os elementos do grupo de trabalho, onde se procede à apreciação, discussão e classificação do relatório final. A Classificação será de 0 a 20 val., ficando aprovados os grupos com nota = ou > a 10 Val.

Bibliografia principal

A bibliografia é variada sendo aconselhada pelo docente responsável por cada tema. Tem por base artigos científicos, livros, etc.,de acordo com as áreas e os temas a serem explorados.