Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Química I

Curso

Engenharia do Ambiente

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 60

Código

ULHT39-926

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- Classificação e propriedades físicas e químicas da matéria.2-Estados da matéria. Gasoso: Características dos gases, leis dos gases.3-Teoria quântica e estrutura eletrónica dos átomos. Moléculas. Estruturas de Lewis. Geometria, momento dipolar. Tabela periódica, variação das propriedades periódicas e químicas dos elementos. Ligação iónica. Ligação covalente. Forças intermoleculares. Propriedades dos líquidos: viscosidade e tensão superficial. 4-Mudanças de estado físico e diagrama de fase, equilíbrios líquido-vapor, sólido-líquido e sólido vapor.5-Soluções: Unidades SI, conversão de unidades. solubilidade. Tipos de reações químicas. Acerto. Equilíbrio Químico. Preparação de soluções. Estequiometria. Rendimento.

Objetivos

Adquirir uma perspetiva global do estudo da Química e da sua interação com as outras ciências. Adquirir os conhecimentos básicos da química atual e métodos científicos para aplicar no laboratório ou indústria em áreas específicas tais como Ambiente, Alimentar, Bioquímica, Biologia, Saúde.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolver a observação, o raciocínio e lógica na resolução de problemas e elaboração de conclusões. Preparar o aluno no conhecimento e manuseamento de material químico no laboratório seguindo as regras de riscos e segurança

Metodologias de ensino e avaliação

A disciplina é de formação básica. As aulas foram ministradas com apoio de projeção (PowerPoint) sendo disponibilizadas as versões (em formato pdf) através da plataforma "Moodle", facilitando assim aos alunos seguir a matéria. Foram elaboradas folhas de exercícios. Paralelamente às aulas teóricas os alunos frequentaram, em regime obrigatório, aulas de laboratório visando diversos aspetos referidos na teórica. A classificação final da disciplina considerou 70% de uma avaliação teórica (a nota terá de ser igual ou superior a 9,5) e 30% de uma avaliação laboratorial. Relativamente à avaliação teórica, além dos estabelecidos exames de 1ª e 2ª épocas foi permitida a realização de 2 frequências (todos os alunos podem realizar a 2ª frequência independentemente da nota obtida na 1ª frequência). A avaliação prática incluiu a preparação dos trabalhos laboratoriais, a sua execução responsável e a elaboração de relatórios de acordo com critérios pré-estabelecidos.

Bibliografia principal

Atkins, P., Jones, L. (2007) - Chemical Principles, the Quest for Insight, 2th ed., W. H. Freeman and Company.
Chang, R.(1998) - Química, 5ª ed., McGraw-Hill.
Chang, R. (2013) - Chemistry 11th.ed., International Edition, McGraw-Hill