Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Química Orgânica

Curso

Engenharia do Ambiente

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 60

Código

ULHT39-26

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1-Química do carbono. Grupos funcionais. Alcanos: Nomenclatura. Preparação, obtenção industrial; propriedades físicas e químicas. A química na atmosfera e no ambiente. Reatividade. Destilação fracionada.2-Compostos Alifáticos Cíclicos : Conformações cadeira. Estereoquímica.3-Estereoisómeros: compostos quirais e propriedades biológicas. Configuração absoluta. Atividade óptica e quiralidade, moléculas Projeções de Fischer. 4-Alcenos-alcinos: Nomenclatura. Estereoquímica (cis, trans, Z e E dos alcenos). Preparação. Reações de adição. 5-Haleto de Alquilo: Nomenclatura. Preparação. Substituição Nucleófilica (SN2, SN1), Eliminação (E1, E2). Aplicações. 6- Álcoois, éteres, epóxidos: Nomenclatura-Reações de substituição. 7-Aromáticos: Nomenclatura. Preparação, reações de substituição. Aplicações. 8- Química do Carbonilo (ácidos carboxílicos e derivados, esteres, cetonas) : Nomenclatura. Preparação, reatividade. Aplicações.

Objetivos

Adquirir uma perspetiva global do estudo da Química e da sua interação com as outras ciências. Adquirir os conhecimentos básicos da química atual e métodos científicos para aplicar no laboratório ou indústria em áreas específicas tais como Ambiente, Alimentar, Bioquímica, Biologia, Saúde. Desenvolver a observação, o raciocínio e lógica na resolução de problemas e elaboração de conclusões

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Preparar o aluno no conhecimento e manuseamento de material químico no laboratório seguindo as regras de riscos e segurança.

Metodologias de ensino e avaliação

A disciplina será lecionada sob forma de aulas teóricas ministradas com apoio de projeção (PowerPoint) e no quadro. São disponibilizadas as versões (em pdf) através do ¿Moodle¿, como apoio aos alunos. Folhas de exercícios são disponibilizadas. Paralelamente às aulas teóricas os alunos frequentaram, aulas de laboratório visando diversos aspetos referidos na teórica. A classificação final da disciplina considerou 50% de uma avaliação teórica e 50% de uma avaliação laboratorial. Relativamente à avaliação teórica, além dos estabelecidos exames de 1ª e 2ª épocas, é realizada avaliação contínua sob forma de 2 frequências(não há nota mínima para comparecer a 2ª frequência). A avaliação prática corresponde a média ponderada do caderno de laboratório, da apresentação oral de um tema. O aluno tem aproveitamento na disciplina se, no exame escrito, obtiver uma nota igual ou superior a 10 valores (para um máximo de 20 valores)

Bibliografia principal

Solomons, G; Fryhle,C. (2000) - Organic Chemistry, Wiley.
Vollhardt, P.; N. E. Schore, W. E. (1998) - Organic Chemistry, 3ª edição, W. E. Freeman and Company.
Morrison, R.; Boyd, R. (2011) - Química Orgânica, Fundação Calouste Gulbenkian, 16ª edção.
Clayden, J.; Greeves, N.; Warren, S.; Wothers, P. (2001) - Organic Chemistry, Oxford University Press.