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Universidade Lusófona

Controlo da Qualidade

Curso

Engenharia e Gestão Industrial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT41-13554

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

* Fundamentos, conceitos e evolução histórica da Qualidade
* Ferramentas da Qualidade: ferramentas básicas da qualidade, ferramentas de planeamento e gestão da qualidade, ferramentas da criatividade.
* Estatística descritiva e inferência estatística.
* Testes de Hipóteses e Análise de Variância (ANOVA).
* Desenho de Experiências (DOE).
- 1 factor múltiplos níveis.
- 2 factores múltiplos níveis.
- Planeamento factorial completo.
- Planeamento factorial fraccionado.
- Métodos de Taguchi.
- Controlo Estatístico do Processo (SPC - Statistical Process Control), para variáveis por atributos e variáveis contínuas.
- Estudos da Capacidade do Processo.
- Seis Sigma e a utilização estruturada das técnicas e ferramentas para promover a melhoria contínua da eficácia dos processos.

Objetivos

O objectivo principal desta unidade curricular é o de transmitir aos alunos um conjunto de conhecimentos na área da Qualidade, principalmente em torno do Controlo da Qualidade, tanto numa perspectiva conceptual como também a nível técnico ou instrumental. Procura-se não apenas assegurar um ensino rigoroso e científico das temáticas leccionadas, mas também orientar os alunos no sentido de compreenderem a aplicabilidade prática, a nível da indústria e dos serviços, dessas mesmas temáticas e dos métodos, das técnicas e ferramentas ministradas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se que,no final da leccionação da disciplina de "Controlo da Qualidade",os alunos demonstrem capacidades e competências que lhes permita:
Compreender as complementaridades entre as actividades de planeamento, controlo e melhoria da qualidade.Conhecer o leque de ferramentas da qualidade, sua aplicabilidade, como se complementam e articulam.Reconhecer a importância da tomada de decisão baseada em factos e como a utilização de métodos estatísticos pode contribuir para tal.
Aplicar as metodologias de Desenho de Experiências e compreender a sua importância, nomeadamente no modo como pode ser utilizado para reduzir a variabilidade dos processos.Aplicar o Controlo Estatístico do Processo (SPC), distinguir causas comuns de variação das causas especiais de variação, sabendo interligar o SPC com a realização de Estudos de Capacidade.Abordagem Seis Sigma,mostrando capacidade de utilizar de forma integrada os métodos e as ferramentas aprendidas na UC ao longo das fases que compõem a DMAIC

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino da UC tem por base a realização de aulas teóricas e práticas. São aulas expositivas, de apresentação e debate de exemplos e casos de estudo, onde são realizados exercícios para assimilação dos conteúdos programáticos. Pretende-se que contextualizem uma aprendizagem rigorosa dos conceitos apresentados, complementados com casos práticos e reais de aplicação, estimulando o seu sentido crítico, capacidade para resolver problemas e tomar decisões.
Avaliação e elementos avaliativos:
Assiduidade, pontualidade e participação positiva nas aulas-10%.
Entrega de trabalhos individuais (realizados nas aulas e em casa) e capacidade revelada na sua resolução-20%
Trabalho de grupo e apresentação final do trabalho-20%
Teste final-50%
O aluno ficará aprovado e, portanto, dispensado de exame se a nota obtida no teste final for de pelo menos 9,5 val e se a média ponderada entre os elementos avaliativos for, no mínimo, de 11 val.
Exame: O aluno estará aprovado se o resultado for = ou > a 9,5 val.

Bibliografia principal

Base:
* Pereira, Z.L. e Requeijo, J. G. (2008). Qualidade: Planeamento e Controlo Estatístico de Processos, Editora Prefácio, Lisboa, Portugal.
* Montgomery, D.C. (2012). Introduction to Statistical Quality Control, 7th Edition, Wiley, New York, USA.

Complementar:
* Breyfogle III, F.W. (2003). Implementing Six Sigma: Smarter Solutions Using Statistical Methods, John Wiley & Sons, New Jersey, USA.
* Juran, J.M. e Godfrey, A.B. (1999). Juran¿s Quality Handbook, MacGraw-Hill, New York, USA.
* Sampaio, P. (Ed.) (2014). Manual Prático para A Gestão e Qualidade nas Organizações, Dashöfer, Lisboa, Portugal.