Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Economia

Curso

Engenharia e Gestão Industrial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 45

Código

ULHT41-180

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Porquê estudar Economia
Como medir a actividade económica:Circuito económico,conceitos básicos de contabilidade nacional,cáculo do valor do produto,componentes do PIBe PNB,componentes do PIB,poupança e investimentoindíces de preço e inflação,PIB real e PIB nominal.
Dimensão social da macroeconomia.Cosumo privado: consumo,rendimento e poupança
Investimento:detreminantes do investimento, função investimentoinvestimento e stock de capital optimo.
Comercio externo
Moeda e mercado financeiro
Crescimento económico e ciclos económicos

Objetivos

Dotar o aluno de espírito crítico sobre o ambiente económico em que se insere tendo por base conhecimentos básicos gerais de economia nomeadamenteo de macroeconomia.O que é a macroeconomia e a sua dimensão social bem como conhecimentos gerais sobre os temas referidos no conteúdo programático por forma a dar ao aluno conhecimentos que lhe permitam analisar sumáriamente e com espírito crítico as informações diáriamente divulgadas na imprensa e principalmente aquirir noções sobre oporunidades de investimento,riscos presentes e futuros com impacto na actividade económica das empresas e da sociedade em que se insere.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Obter conhecimentos gerais sobre as bases da economia e do seu funcionamento em particular da macroeconomia no longo e curto prazo.
Obter conhecimentos da ciencia macroeconomica e seus diversos factores.
Aquirir capacidades de interpretar e discernir sobre as informações macroeconómicas e respectivos impactos na empresa ,nas famílias e nas pessoas por forma a melhor poder planear e interpretar os dados estatísticos do sistema económico em que está inserido .
Aquirir competencias capazes de lhe permitirem ter um espírito crítico sobre previsões de crescimento ,económico,inflação ,desemprego , políticas de crescimento etc .Competencias para discernir sobre dados e previsões e a saber melhor avaliar sobre os diferentess factores de risco para as empresas,políticas económicas riscos futuros etc

Metodologias de ensino e avaliação

.Aulas teoricas para explanação de conceitos e apresentação de dados sobre a ciencia económica e em particular sobre a ciencia macroeconómica permanentemente apoiado em exemplos e dados que permitam melhor entender os conceitos em causa.
Aulas practicas que permitam em sala simular situações e testar soluções .
Realização de trabalhos individuais de pesquisa tomando por base casos concretos (artigos de jornais etc) analisando-os e avaliando sobre a sua coreção e oportunidade.
A avaliação é contínua em aula em que a assiduidade, a participação nas aulas tem um peso de 20% para a avaliação ; a apresentação de 2 trabalhos em que cada caso terá um peso na avaliação de 20%.Os restantes 40% serão partilhados por duas frequencias durante o semestre.A nota de cada frequencia deverá ser no mínimo 10/20.

Bibliografia principal

Carlos Nabais , Ricardo Ferreira , Macroeconomia ,Lições e Exercícios, LIDEL,Abril de 2012