Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Engenharia dos Materiais

Curso

Engenharia e Gestão Industrial

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 60

Código

ULHT41-3193

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução à Ciência e Engenharia dos Materiais; Estruturas Atómicas e respectivas ligações;Estrutura Cristalina e geometria cristalina;Solidificação,defeitoscristalinos e difusão nos sólidos; Propriedades mecânicas dos materiais,Diagramas de fases; Produção do aço e respectivo diagrama de fases; Ensaios de caracterizaçaõ dos Materiais,ensaio de tracção,dobragem,resiliencia,tenacidade,fadiga e fluencia;Aços inoxidáveis, Tratamentos térmicos, Corrosão nos aços; Polímeros ; Cerãmicos e Compósitos e respectivas aplicações

Objetivos

Aquirir conhecimentos sobre a estrutura atómica dos materiais metálicos ,polímeros,ceramicos e compósitos ,suas estruturas atómicas, propriedades mecânicas e respectivas aplicações.
Aquirir conhecimentos sobre alguns dos principais materiais de engenharia nomeadamente o aço,aço inoxidável nomeadamente quanto ao seu comportamento em função do seu estado de tensão e temperatura a que estão sujeitos ,suas fases e comportamento nos mais diversos ambientes por forma permitir escolher qual o material mais adequado em diferentes aplicações.
Aquirir conhecimentos sobre tratamentos termicos do aço e respectivas ligas e especificamente de que forma podem ser alteradas as propriedades mecãnicas e metalurgicas tendo em vista diferentes aplicações e ambientes

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aquirir conhecimentos gerais sobre os diferentes tipos de materiais de engenharia ,suas estruturas atómicas e carcteristicas mecanicas bem como sobtre o seu comportamento em diferentes condições nomeadamente de estado de tensão e temperatura .
Aquirir capacidades que permitam ao aluno identificar o comportamento dos diferentes materiais estudados em função das diferentes condições a que são submetidos ,nomeadamente durante os processos físicos a que ficam sujeitos durante a sua transformação de forma ,(soldaura,corte,dobragem ,fadiga,corrosão etc).
Aquirir competencias que lhe permitam avaliar sobre a qualidade dos materiais nomeadamente de detetar defeitos produzidos durante o seu processo de fabrico e/ou transformação .
Aquirir competencias que permitam ao aluno identificar os principais problemas da ocorrencia de defeitos nos ametrias bem como alteração das respectivas propriedades em condição de serviço

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-prácticas .Apresentação da matéria e resolução de exercícios que permitam ao aluno melhor entender os conceitos adquiridos nas aulas teóricas .
Realização de trabalhos de pesquisa sobre temas da UC os quais serão posteriormente apresentados na aula
A avaliação é contínua e consiste na realização de duas frequencias e entrega de dois trabalhos e respetiva apresentação na aula ao longo do semestre. A nota mínima de cada frequencia e de cada trabalho é de 10/20.
A assíduidade e participação nas aulas tem um peso na nota final de 20%

Bibliografia principal

Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais ,William F.Smith.McGraw Hill,3ª Edição,Metalurgia da Soldadura,Rosa Miranda,Eduardo Dias Lopes ,Edições do ISQ