Razões para frequentar este curso
- Reconhecimento: O curso de Engenharia Eletrotécnica da ULHT é reconhecido pela Ordem dos Engenheiros e pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, permitindo assim a inscrição dos seus licenciados.
- Variedade de oportunidades de carreira: As competências adquiridas permitem o acesso a carreiras nas áreas das telecomunicações, energia, automação e robótica, eletrónica, informática, consultoria, e outras. A formação transversal fomenta o empreendedorismo dos seus licenciados.
- Empregabilidade: Os licenciados em Engenharia Eletrotécnica pela ULHT encontram facilmente colocação, quer em empresas públicas quer privadas, em diversas áreas.
- Atualidade: O curso de Engenharia Eletrotécnica é actual, cobrindo áreas fundamentais como as telecomunicações, energia, automação e robótica, eletrónica e informática.
- Desenvolvimento intelectual: A formação em Engenharia desenvolve as capacidades de pensamento lógico e de resolução de problemas avançados, com recurso a ferramentas científicas e técnicas de ponta. Estas capacidades serão úteis ao longo da vida e não apenas no período escolar.
- Cultura científica e tecnológica: O corpo docente competente e diversificado, aliado a um considerável número de disciplinas laboratoriais, permite adquirir uma cultura científica e técnica sólida, aliando os conceitos científicos avançados às suas aplicações práticas fundamentais.
Despacho do curso
Despacho n.º 16119/2009, de 14 de julho, alterado pelo Despacho n.º 8023/2020, de 17 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
29/07/2020
Registo
R/A-Ef 128/2012/AL01
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação ao seguinte conjunto de provas de ingresso:
07 Física e Química
16 Matemática
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O curso de licenciatura em Engenharia Eletrotécnica da Universidade Lusófona tem por principal objetivo proporcionar uma formação de base em Engenharia Eletrotécnica, assim como nas áreas de Matemática, Física, Computação e, como especialização, nos ramos de Energia e Potência ou de Telecomunicações. Esta formação é essencial ao exercício profissional na área de Engenharia Eletrotécnica, bem como, ao prosseguimento de estudos de Mestrado, na área das ciências de engenharia. Assim, a conclusão deste ciclo de estudos permite ao aluno ingressar num ciclo de Mestrado, entrar no mercado de trabalho ou progredir na sua vida profissional. Constituem ainda objetivos secundários do curso contribuir para o avanço do conhecimento, nesta área, em Portugal e em todos os países de língua oficial Portuguesa.
Destinatários
O presente ciclo de estudos tem por destinatários todos os que pretendam obter uma formação de base em Engenharia Eletrotécnica, no ramo de Energia e Potência, ou no ramo de Telecomunicações, essencial ao exercício profissional nestas áreas, bem como ao prosseguimento de estudos de Mestrado, na área das ciências de engenharia.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O curso de licenciatura em Engenharia Eletrotécnica da Universidade Lusófona tem por objetivo desenvolver a competência dos alunos para o exercício da profissão de Engenheiro Eletrotécnico, nomeadamente: a capacidade de projetar e desenvolver redes de telecomunicações, redes e instalações elétricas, circuitos eletrónicos, ou sistemas de automação.
Esta competências e capacidades são adquiridas através da frequência de um conjunto de unidades curriculares que proporcionam uma formação sólida nas áreas de base da Matemática e da Física, acompanhada de uma formação diversificada e aprofundada em todas as áreas relevantes para a Engenharia Eletrotécnica moderna, e.g., Circuitos Elétricos, Eletrónica, Processamento de Sinais, Telecomunicações e Comunicação de Dados, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Investigação Operacional, Controlo Automático.
O cumprimento destes objetivos pode ser aferido pela colocação no mercado de trabalho dos licenciados em Engenharia Eletrotécnica que, na sua generalidade, encontram emprego em empresas desta área.
Equipamentos e Instalações
Para suporte das aulas de exposição teórica e prática dispomos de salas de aula devidamente equipadas, com quadros específicos e equipamento de projeção.
Num curso com uma componente prática preponderante, dispomos de diversos laboratórios que permitem a execução de aulas laboratoriais, e projetos de desenvolvimento. Desta forma, o curso de Engenharia Eletrotécnica, dispõe dos seguintes laboratórios, devidamente equipados:
Laboratório de Física: que dá suporte às unidades curriculares de Física e Eletromagnetismo;
Laboratório de Eletrónica: que dá suporte às unidades curriculares do tronco comum;
Laboratório de Automação e Robótica: que dá suporte às unidades curriculares de Introdução à Robótica, e Controlo Automático, bem como ao concurso do robô apaga-chamas;
Laboratório de Máquinas Elétricas: que dá suporte às unidades curriculares de Máquinas Elétricas, Projeto em Energia e Potência e Sistemas de Energia Elétrica;
Laboratório de Telecomunicações e Redes: que dá suporte às unidades de Fundamentos e Sistemas de Telecomunicações, Comunicação de Dados e Redes, Sistemas Operativos;
Estudos Futuros
O curso de licenciatura em Engenharia Eletrotécnica da Universidade Lusófona habilita à frequência de um Mestrado (Diploma de 2º Ciclo) na área das Engenharias e Ciências Naturais, que não necessariamente na área principal de formação da Licenciatura.
Saídas Profissionais
Os graduados em Engenharia Eletrotécnica, da Universidade Lusófona, estão habilitados a desenvolver atividades de investigação e desenvolvimento, planeamento, gestão e coordenação de projetos, auditoria e consultoria, projeto e manutenção de equipamentos elétricos e eletrónicos.
Encontram posições em estabelecimentos de ensino e institutos de investigação públicos e privados, nas indústrias de materiais elétricos e eletrónicos, na administração pública, em empresas da área da construção, empresas de produção e distribuição de energia, empresas de telecomunicações, consultoras tecnológicas ou financeiras.
Atuam tanto nas áreas nucleares da Engenharia Eletrotécnica, como eletrónica analógica e digital, máquinas elétricas, produção e transporte de energia, automação e controlo, robótica, processamento de sinal, telecomunicações, como em áreas onde os conhecimentos de matemática e física constituem um quadro para resolução de problemas, como investigação operacional, gestão de projetos, análise de dados.
Observações
O desenvolvimento de uma política ativa de integração profissional dos seus alunos, constitui um dos objetivos do presente ciclo de estudos. Assim, para além dos diferentes protocolos de colaboração tendentes à integração dos nossos alunos em períodos de estágio e formação em serviço em diferentes entidades públicas e privadas que atuam no setor em Portugal, o presente ciclo de estudos desenvolve acordos pontuais com outras instituições por forma a assegurar a efetiva integração de todos os seus alunos ou diplomados.
Áreas Científicas
Engenharia e técnicas afins | Electricidade e energia | Electrónica e automação