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Universidade Lusófona

Electrónica I

Curso

Engenharia Eletrotécnica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

165 | 75

Código

ULHT46-6889

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. CONCEITOS ELEMENTARES: Sinais e amplificadores; Ganho de tensão, de corrente e de potência; Largura de banda.
2. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS: Funcionamento. Modos de operação: linear e saturação. Amplificador inversor e não inversor, somador, amplificador diferença, integrador e diferenciador. Largura de banda. Características não ideais.
3. DÍODO DE JUNÇÃO PN: Símbolo. Estrutura física. Conceitos básicos. Característica V-I. Análise de circuitos com díodos: modelos do díodo. O díodo zener: característica V-I. Aplicações com díodos. Díodos de Schottky, o díodo de junção abrupta, varicap, fotodíodo e díodo emissor de luz.
4. TRANSÍSTORES DE JUNÇÃO BIPOLARES: Tipos NPN e PNP. Simbologia. Estrutura física. Princípio de funcionamento. Modelo de Ebbers-Moll. Modos de operação: zona activa directa, saturação e corte. Ponto de Funcionamento em repouso. O TJB como comutador. O TJB como amplificador. Modelos do TJB para sinais fracos. Montagens básicas com o TJB.

Objetivos

Fornecer ao aluno os conhecimentos necessários à compreensão dos elementos fundamentais da electrónica dos semicondutores.
Estudo dos circuitos básicos da electrónica: circuitos com díodos (rectificadores, limitadores, detector de pico, fixadores, multiplicadores de tensão, reguladores de tensão, etc.); circuitos com o transístor de junção bipolar (amplificadores, circuitos comutadores, fontes de corrente, etc.); circuitos com amplificadores operacionais (amplificador inversor e/ou não inversor, amplificador somador, amplificador diferença, amplificador integrador e amplificador diferenciador).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

* Aprendizagem dos conhecimentos necessários à compreensão dos elementos fundamentais da electrónica dos semicondutores.
* Análise e dimensionamento de circuitos electrónicos analógicos.
* Análise e dimensionamento de circuitos com semicondutores.
* Projecto de alguns circuitos básicos de electrónica.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular é leccionada através de aulas teóricas, onde é exposta a matéria teórica, aulas práticas, dedicadas à resolução de problemas, e aulas de laboratório, dedicadas à montagem e análise de circuitos reais.
A disciplina é avaliada de acordo com as componentes:
o Prova Teórica (ET);
o Média aritmética dos Trabalhos de Laboratório (TL).

A nota final em avaliação contínua (NF) na disciplina é obtida segundo a fórmula:
NF = (0,7 x ET) + (0,3 x TL), com ET >/= 10 Valores, TL >/= 10 Valores

Caso o aluno não obtenha aprovação em avaliação contínua, terá acesso ao exame de 1.ª Época. Só terão acesso ao exame de 2.ª Época os alunos que previamente se inscrevam ao mesmo.

Haverá um exame prático (peso de 30%), em data a acordar, para os alunos que não tenham obtido aproveitamento em avaliação contínua, à componente prática. A componente prática é sempre valorizada na avaliação por exame, com um peso de 30%.

Bibliografia principal

* Apontamentos teóricos das aulas de Electrónica I, Filipe Macedo.
* Sedra, Adel S., Smith, K. C. Microelectronic Circuits. Sixth Edition. Oxford University Press, 2009.
* Boylestad , Robert L, Nashelsky, Louis. Electronic Devices and Circuit Theory. 10th Edition. Pearson/Prentice Hall, 2009.
* Medeiros Silva, Manuel. Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos. 4.ª Edição. Edições Gulbenkian, 2009.
* Medeiros Silva, Manuel. Circuitos com transístores bipolares e MOS. 3.ª Edição. Edições Gulbenkian, 2003.