Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Fundamentos de Telecomunicações

Curso

Engenharia Eletrotécnica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 75

Código

ULHT46-2-7646

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Introdução.Modelo de um sistema de Telecomunicações.2. Sinais (revisão).Introdução aos processos estocásticos.Caracterização.Modelos de ruído.3.Modulação analógica de portadoras sinusoidais.AM e FM. Sinais e ruído passa-banda.Desempenho face ao ruído.4.Digitalização de fontes analógicas - sistemas PCM.Amostragem e Quantização.Erro e ruído de quantização.5.Modelo de uma fonte digital. Medida de informação e entropia. Introdução ao problema da codificação de fonte. Codificação de Huffman.

Objetivos

Introduzir os conceitos básicos da engenharia de telecomunicações, incluindo a modelação de fontes analógicas e as técnicas de transmissão em sistemas analógicos. Introduzir os modelos dos sinais e do ruído adequados ao estudo do desempenho dos sistemas de transmissão na presença do ruído. Introduzir as metodologias para análise de desempenho de sistemas de transmissão.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O principal objectivo da UC é transmitir aos alunos os conceitos base de telecomunicações bem como introduzir as principais ferramentas matemáticas e computacionais para o seu tratamento. Pretende-se introduzir os fundamentos de modulações analógicas, modulação por pulsos e codificação de fonte.Desta forma, ficará capacitado a compreender, desenvolver e projectar sistemas analógicos de telecomunicações; Desenvolver uma compreensão abrangente dos conceitos de telecomunicações, que permitam, a intervenção em sistemas de áreas distintas, mas regidos pelos mesmos princípios matemáticos fundamentais; Adquirir a capacidade de analisar e manipular sinais e sistemas lineares e invariantes no tempo através das suas representações no domínio do tempo, frequência, e da transformada de Fourier. Estas competências são fundamentais, para o projeto e desenvolvim. de algoritmos de compressão e codificação de dados.Saber utilizar as mais importantes ferramentas para o tratamento de sequências numéricas

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino teórico (T) - Apresentação dos conceitos definidos nos conteúdos programáticos.
Ensino prático-laboratorial (PL) - Apresentação e discussão dos conceitos definidos nos conteúdos programáticos e acompanhados da resolução de exemplos de aplicação.

- Avaliação periódica:
- Duas provas escritas (PE1,PE2) individuais.
PE = 0.5 * PE1 + 0.5 * PE2 >= 8
- Trabalho prático (TP), TP >= 8
NOTA FINAL = 0.7 * PE + 0.3 * TP >= 10
- Avaliação final:
- Prova escrita individual (PE), PE >= 8
- Trabalho laboratorial (TP), TP >= 8
NOTA FINAL = 0.7 * PE + 0.3 * TP >= 10

Bibliografia principal

S. Haykin, M. Moher, "Introduction to Analog and Digital Communications", John Wiley & Sons, 2ª Ed., 2007.
S. Haykin, "Communication Systems", John Wiley & Sons, 5ª Ed., 2013.