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Universidade Lusófona

Instrumentação e Medidas

Curso

Engenharia Eletrotécnica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT46-7663

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Métodos de medida e definições fundamentais; Noções elementares de erro, ruído, processamento, incerteza, unidades e padrões, apresentação de resultados;
2. Noções elementares de carga, força, campo, tensão, corrente eléctrica, potência e energia.
3. Tipos de resistências, variação do parâmetro resistivo, conceitos de tolerância e valor nominal, lei de Joule e dissipação de potência.
4. Fontes de alimentação: Força electromotriz e transferência de potência.
5. Leis de Kirchhoff e aplicações;
6. Divisores de tensão e corrente, e associação de fontes
7. Sensores resistivos: Fotoresistências.
8. Circuitos equivalentes de Norton e Thévenin; Transformação estrela ¿ triângulo.
9. Gamas de medição: Aumento da gama de medição de um aparelho de medida.
10. Grandezas alternadas: Definição, noção de valor eficaz e de potência média.
11. Elementos armazenadores de energia: Condensadores, bobina, e circuitos RC e RL de primeira ordem.
12. Introdução ao osciloscópio e gerador de sinais.

Objetivos

Esta disciplina tem como objectivo proporcionar uma introdução aos materiais, tecnologias e equipamentos de teste utilizados em Engenharia Electrotécnica. São também leccionados os conceitos fundamentais de Metrologia, com correspondente aplicação prática, através de uma forte componente laboratorial. A necessidade da utilização da Metrologia surge então de forma natural ao longo do trabalho desenvolvido. Constitui uma disciplina de fundamentos, teóricos e práticos, que servirá de apoio a todos os desenvolvimentos curriculares posteriores. Esta cadeira contém um forte componente laboratorial, e encontra-se ao abrigo do respectivo Regulamento das Unidades Curriculares com Forte Componente Laboratorial.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

As competências fundamentais a desenvolver ao longo da unidade são:
1. Familiarização com os materiais e componentes passivos utilizados em Engenharia Electrotécnica;
2. Familiarização com os conceitos de Metrologia, e sua aplicação aos processos de aquisição de dados;
3. Conhecimento do tipo de tecnologias de fabrico dos componentes passivos, e respectivas gamas, precisões e tolerâncias;
4. Familiarização com os equipamentos de teste típicos da área (multímetros, amperímetros, geradores de sinal, osciloscópios);
5. Familiarização com as técnicas e procedimentos laboratoriais em Engenharia Electrotécnica;

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino divide-se em duas componentes: (1) Forte exposição teórica dos conceitos fundamentais e resolução de exercícios de aplicação; (2) Ensaios laboratoriais para visualização dos conceitos leccionados e adquisição de técnicas de medida. O aluno deve obter nota mínima de dez valores em cada uma das duas componentes obrigatórias: (1) Teórica (frequência final sobre a matéria dada, ou exame nas épocas previstas nos regulamentos); (2) Laboratório (sete trabalhos, de frequência obrigatória). A reprovação na componente Teórica, ou na componente de Laboratório resulta na reprovação à cadeira. Os pesos da avaliação são: Nota Final = 0.6 × Nota da Teórica + 0.4 × Nota do Laboratório. O acesso à Época Especial de Laboratório está devidamente condicionado ao disposto no Regulamento das Unidades Curriculares com Forte Componente Laboratorial.

Bibliografia principal

1. Vitor C. Meireles, Circuitos Eléctricos, 5ª ed. Lidel, 2009.
2. António J. G. Padilla, Electrónica Analógica. Mcgraw-Hill, 1993.
3. Manuel M. Silva, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, 2ª ed. Gulbenkian, 2001.
4. Joseph J. Carr, Elements of Electronic Instrumentation and Measurement, 3ª ed. Prentice-Hall, 1996.
5. Sebenta multimédia: http://www2.isr.uc.pt/~paulino/cse/Sebenta_Online/capa.htm
6. Apontamentos das aulas, e guias de laboratório, fornecidos aos alunos.