Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Máquinas Eléctricas I

Curso

Engenharia Eletrotécnica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 75

Código

ULHT46-1-1269

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução às máquinas eléctricas e aos circuitos magnéticos.
2. Transformadores (T): T. ideal; Transformação de elementos de circuitos eléctricos; Circuito equivalente de um T. industrial (R, L e Perdas no núcleo); Capacidade nominal; Valores "por unidade"; Determinação dos parâmetros; T. em carga. Regulação de tensão; Rendimento; T. para sistemas polifásicos de potência; Grupos de ligações e análise vectorial de T. trifásicos; Funcionamento em paralelo; T. Especiais.
3. Máquina de Corrente Contínua (MCC); Sistema magnético; Enrolamentos da armadura; Sistema colector-escovas; Binário Electromagnético e tensão induzida; Circuito equivalente; Reversibilidade da MCC. Funcionamento em regime permanente; Característica binário-velocidade; Curvas características das máquinas CC (excitação independente, derivação, série e composta - curta e longa derivação); Reacção magnética da armadura; Comutação; Polos auxiliares; Balanço Energético.

Objetivos

Esta unidade curricular pretende desenvolver:
A - a capacidade de dominar os conceitos relativos a transformadores monofásicos e trifásicos ("dominar" é empregue no sentido de: A1 - desenvolver a capacidade de identificar os componentes base e parâmetros mais relevantes para a definição das características eléctricas de transformadores e, A2 ¿ desenvolver a capacidade de, para características eléctricas desejadas, dimensionar estes parâmetros e projectar a sua implementação);
B - a capacidade de dominar os conceitos relativos à Máquina de Corrente Contínua. Tipos de máquinas, e accionamentos ("dominar" é empregue no sentido de: B1 -
desenvolver a capacidade de identificar os tipos, componentes base e parâmetros mais relevantes para a definição das características eléctricas e mecânicas de cada MCC; B2 - desenvolver a capacidade de, para características eléctricas desejadas, escolher o tipo de máquina adequado e dimensionar estes parâmetros e projectar a sua implementação).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aconselha-se que os alunos já tenham adquirido os conhecimentos leccionados nas unidades curriculares de cálculo, álgebra e electromagnetismo.

Metodologias de ensino e avaliação

Leccionam-se 5 horas de aulas presenciais por semana, das quais 2h teóricas, de carácter expositivo, 2h teórico-práticas, para resolução analítica de exemplos e problemas específicos e 1h de laboratório, para demonstração e verificação experimental dos conceitos teóricos leccionados.
Existem duas modalidades de avaliação:
Avaliação contínua - realização de duas frequências no período normal de aulas, cada uma com peso de 35% na avaliação final. Para esta modalidade contribui também a avaliação obtida na componente laboratorial com um peso de 30%. Faz-se ressalva de que, nesta vertente, a aprovação só é possível se a média obtida nas duas frequências for superior ou igual a 10 valores.
Avaliação por exame:contabiliza-se a nota do exame melhor classificado. Existem duas épocas normais de exame a que todos os alunos inscritos poderão ter acesso e uma época especial à qual poderão ter acesso apenas os alunos que reúnam os critérios de acesso à época especial definidos no reg. de avaliação

Bibliografia principal

* Apontamentos dados na disciplina de Máquinas Eléctricas I ¿ Hugo Marques.
* Electric Machinery, A.E.Fitzgerald; Northeastearn University; Charles Kingsley Jr, Stephen D. Umans; Sixth Edition - McGraw Hill.
* Analysis of Electric Machinery and Drive Systems; Paul C. Krause, Oleg Wasynczuk, Scott D. Sudhoff; Second Edition - IEEE Press.
* Three Phase Transformer Winding Configurations and Differential Relay Compensation, L. Lawhead, R. Hamilton, J. Horak; Basler Electric Company.
* Principles of Electric Machines and Power Electronics, Sen, P.C; Jonh Wiley & Sons, NY 1989.
* Electric Machinery Fundamentals, S. J. Chapman; 3rd edition, McGraw Hill Int. Ed, 1989.
* Industrial Electricity, John Nadon and Bert Gelmine, D. Van Nostrand Comp. Inc.