Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Máquinas Eléctricas II

Disciplina do Curso

Engenharia Eletrotécnica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 75

Código

ULHT46-1-1275

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- Conversão Electromecânica de Energia: campo de ligação, co-energia magnética, forças e binários electromagnéticos.
2- Enrolamentos de ME rotativas: forças magnetomotrizes, enrolamentos com distribuições discretas e sinusoidais, campo girante, indutâncias, equações das tensões e correntes nos enrolamentos (ETCE).
3- Máquina Assíncrona Trifásica (MA): matrizes das indutâncias, ETCE, transformações de Clarke e de Park, binário.
4- Modelo equivalente da MA em regime estacionário equilibrado (REE): análise, balanço energético, modelo de Thévenim, binário, curvas características.
5- Máquina Síncrona (MS): matrizes das indutâncias, binário de relutância e de reacção, manobra de arranque.
6- Modelo equivalente da MS em REE: dedução e análise, reactância síncrona, ângulo de potência, balanço energético, binário, operação como motor, como gerador e como compensador síncrono.
7- Máquinas Especiais: motores passo a passo, de relutância, híbridos, monofásicos de indução e série universal.

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) surge no seguimento dos conteúdos programáticos leccionados na UC de Máquinas Eléctricas I. Tendo, nesta última, sido introduzidas algumas das ferramentas de análise necessárias, assim como o transformador e a máquina de corrente contínua, procede-se agora ao estudo e análise da máquina assíncrona, da máquina síncrona e de algumas máquinas eléctricas especiais.
Pretende-se dotar os alunos de capacidades de análise e ferramentas de dimensionamento de máquinas eléctricas (ME), desenvolvendo a sua aptidão para o entendimento dos princípios de operação inerentes a cada máquina, assim como a sua aplicabilidade em problemas de ordem prática. Simultaneamente, pretende-se que os alunos sejam capazes de ampliar o seu espírito crítico na análise de resultados, promovendo-se a evidência experimental dos conceitos leccionados através de ensaios laboratoriais e da realização de trabalhos de simulação, fazendo uso de modelos desenvolvidos pelos alunos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aconselha-se que os alunos já tenham adquirido os conhecimentos leccionados nas unidades curriculares de Máquinas Eléctricas I, Cálculo, Álgebra e Electromagnetismo.

Metodologias de ensino e avaliação

Leccionam-se 5 horas de aulas presenciais por semana, das quais 2h teóricas, de carácter expositivo, 2h teórico-práticas, para resolução analítica de exemplos e problemas específicos e 1h de laboratório, para demonstração e verificação experimental dos conceitos teóricos leccionados.
Existem duas modalidades de avaliação:
Avaliação contínua - realização de duas frequências no período normal de aulas, cada uma com peso de 35% na avaliação final. Para esta modalidade contribui também a avaliação obtida na componente laboratorial com um peso de 30%. Faz-se ressalva de que, nesta vertente, a aprovação só é possível se a média obtida nas duas frequências for superior ou igual a 10 valores.
Avaliação por exame - contabiliza-se a nota do exame melhor classificado Existem duas épocas normais de exame a que todos os alunos inscritos poderão ter acesso e uma época especial à qual poderão ter acesso apenas os alunos que reúnam os critérios de acesso à época especial definidos no reg. de avaliação

Bibliografia principal

- Apontamentos dados na disciplina de Máquinas Eléctricas II ¿ Hugo Marques.
- Electric Machinery, A.E.Fitzgerald; Northeastearn University; Charles Kingsley Jr, Stephen D. Umans; Fift Edition - McGraw Hill.
- Analysis of Electric Machinery and Drive Systems; Paul C. Krause, Oleg Wasynczuk, Scott D. Sudhoff; Second Edition - IEEE Press.
- Principles of Electric Machines and Power Electronics, Sen, P.C; Jonh Wiley & Sons, NY 1989.
- Electric Machinery Fundamentals, Stephen J. Chapman; 3ºEdição, McGraw Hill Int. Ed, 1989.
- Electric Machines and Drives, Gordon R. Slemon; Addison-Wesley Publishing Company.