Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Projeto em Energia e Potência II

Disciplina do Curso

Engenharia Eletrotécnica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 60

Código

ULHT46-1-14206

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Aspectos básicos dos sistemas de energia.
2. Conversores electrónicos de potência: dimensionamento, controlo e simulação.
3. Distorção harmónica e filtros activos de potência.
4. Desenvolvimento do projecto em energia e potência.

Objetivos

A - Desenvolver a capacidade de projecto em sistemas eléctricos de energia e potência, nomeadamente nas áreas de sistemas de energia, electrónica de potência, electrónica industrial, accionadores electrónicos, máquinas eléctricas, filtros activos de potência, conversores de interface entre fontes de energia renováveis e a rede eléctrica e instalações eléctricas.
B - Desenvolver a capacidade dos alunos para o projecto de sistemas de controlo e/ou gestão dos sistemas projectados, tendo como base as aplicações específicas dos trabalhos iniciados no semestre anterior.
C - Estimular a capacidade dos alunos para a escolha criteriosa de componentes electrónicos, tendo em conta as suas especificações técnicas e os requisitos de projecto.
D - Desenvolver a capacidade crítica dos alunos face às soluções desenvolvidas e interpretação dos resultados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aconselha-se que esta UC seja ministrada aos alunos que tenham já grande parte do seu trajecto curricular concluída, uma vez que se faz uso de muitas das ferramentas leccionadas ao longo do curso.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão leccionadas 4 horas de aulas presenciais por semana. Numa fase inicial, estes tempos terão um carácter mais expositivo, durante os quais serão abordados os pontos 1, 2 e 3 dos conteúdos programáticos. Na fase final (últimas dez semanas) os tempos lectivos assumirão um carácter que estará mais orientado para o acompanhamento dos vários projectos.
A avaliação será feita através do relatório final de projecto, elaborado por cada um dos grupos, e da apresentação horal de cada um dos trabalhos. Esta última componente é orientada de forma individual para todos os alunos.

Bibliografia principal

Nesta unidade curricular fomenta-se a capacidade dos alunos para a recolha de materiais bibliográficos.
Para além dos materiais recolhidos pelos alunos, são ainda sugeridos alguns materiais didácticos, nomeadamente publicações e artigos científicos, de acordo com os projectos específicos de cada grupo.