Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Sistemas de Telecomunicações

Curso

Engenharia Eletrotécnica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 60

Código

ULHT46-2-14692

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Transmissão digital em banda de base. Formatos de sinalização digitais. Realização do receptor óptimo com base no filtro adaptado. Probabilidade de erro. Interferência entre símbolos(IES). Diagrama de olho. Cancelamento da IES. Capacidade de canal e codificação de canal.Canais discretos sem memória.Capacidade do canal gaussiano aditivo. Limites impostos pelo canal ideal. Codificação de canal:Técnicas de controlo dos erros de transmissão.Códigos lineares por blocos:Códigos de Hamming. Códigos cíclicos.Codificação convolucional.

Objetivos

Introduzir os conceitos básicos da engenharia de telecomunicações, incluindo a modelação de fontes digitais e as técnicas de transmissão em sistemas digitais. Introduzir os modelos dos sinais e do ruído adequados ao estudo do desempenho dos sistemas de transmissão na presença do ruído. Introduzir as metodologias para análise de desempenho de sistemas de transmissão.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O principal objectivo da disciplina é o de transmitir aos alunos os conceitos base de telecomunicações bem como introduzir as principais ferramentas matemáticas e computacionais para o seu tratamento. Pretende-se:
- Introduzir os fundamentos de modulações digitais, interferência intersimbólica e codificação de canal. Desta forma, o aluno ficará capacitado a compreender, desenvolver e projectar sistemas digitais de telecomunicações.
- Desenvolver uma compreensão abrangente dos conceitos de telecomunicações, que permitam, ao aluno, a intervenção em sistemas de áreas distintas, mas regidos pelos mesmos princípios matemáticos fundamentais.
- Saber utilizar as mais importantes ferramentas para o tratamento de sequências numéricas. A aplicação destas ferramentas, permitirá ao aluno efectuar análises de alto nível, desde o tratamento estatístico de redes de comunicação ou desenvolvimento e projecto de novos algoritmos.

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino teórico (T) - Apresentação dos conceitos definidos nos conteúdos programáticos.
Ensino prático-llaboratorial (PL) - Apresentação e discussão dos conceitos definidos nos conteúdos programáticos e acompanhados da resolução de exemplos de aplicação.

- Avaliação periódica:
- Uma prova escrita (PE) individual, PE >= 8
- Trabalho prático (TP), TP >= 8
NOTA FINAL = 0.7 * PE + 0.3 * TP >= 10
- Avaliação final:
- Prova escrita individual (PE), PE >= 8
- Trabalho laboratorial (TP), TP >= 8
NOTA FINAL = 0.7 * PE + 0.3 * TP >= 10

Bibliografia principal

S. Haykin, M. Moher, "Introduction to Analog and Digital Communications", John Wiley & Sons, 2ª Ed., 2007.
S. Haykin, "Communication Systems", John Wiley & Sons, 5ª Ed., 2013.