Bases de Dados
Disciplina do Curso
Engenharia Informática
Grau|Semestres|ECTS
Licenciatura | Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)
168 | 60
Código
ULHT260-1792
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Precedências
Não
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Introdução aos conceitos de Bases de Dados
Modelação Entidade Relação
Modelação Física Relacional
Comandos de SQL DDL, DML, Views
Otimização de Modelos de Dados: Normalização Schema refinement: Normalisation and Transactions concept
Architecture of DBMS and some Advanced SQL
Objetivos
No final do curso o aluno deve obter os seguintes conhecimentos e competências:
- Compreensão das razões pelas quais as empresas necessitam de gerir bases de dados
- O que é a modelação concetual e física de base de dados
- Conhecimento de conceitos de concorrência e transações
- Aquisição dos fundamentos de comandos SQL ¿ Structured Query Language
- Conhecimento de quais os principais fornecedores de tecnologias de bases de dados (SGBDs)
Metodologias de ensino e avaliação
Na avaliação contínua, a componente teórica, que é realizada recorrendo a contéudos multimédia e audiovisuais, terá um peso de 50%, decomposta por 2 minitestes, um teste final e uma análise da participação do aluno. A componente prática, que é realizada recorrendo ao uso de ferramentas técnologicas de bases de dados, terá também um peso de 50%, onde serão realizados um trabalho, 2 minitestes e uma análise da participação do aluno.
Em qualquer das componentes, a nota mínima é de 8 valores, sendo que a média final terá de ser de 10 valores.
Bibliografia principal
Date, C.J., 2003. An Introduction to Database Systems, 8 edition. ed. Pearson, Boston.
Elmasri, R., Navathe, S.B., 2015. Fundamentals of Database Systems, 7 edition. ed. Pearson, Hoboken, NJ.
Silberschatz, A., Korth, H., Sudarshan, S., 2010. Database System Concepts, 6 edition. ed. McGraw-Hill Education, New York.