Computação Móvel
Apresentação
Esta UC é cada vez mais fundamental numa sociedade onde o número de smartphones já ultrapassa largamente o número de computadores e onde se prevê que, num futuro próximo, cada indivíduo se faça acompanhar de um conjunto de dispositivos móveis (smartwatches, smart glasses, sensores, etc.) programáveis, criando a oportunidade para que os engenheiros informáticos possam resolver um vasto conjunto de problemas cuja resolução era até agora impossível ou excessivamente dispendiosa. A dificuldade está em passar conhecimento que não se esgote no dia em que terminam a UC, dada a velocidade vertiginosa a que evoluem as tecnologias associadas à computação móvel. Nesse sentido, esta UC não pretende apenas ensinar a programar Android mas sim abordar temas intemporais desta área como os vários Modelos de Desenvolvmento, Autonomia, Geo-localização, Conectividade ou Usabilidade.
Disciplina do Curso
Engenharia Informática
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT260-16925
Disciplinas complementares recomendadas
Linguagens de Programação 2, Programação Web, Redes
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
O objectivo desta unidade curricular é introduzir os conceitos fundamentais da computação móvel. O aluno deverá ser capaz de perceber como tirar o máximo partido das vantagens da computação móvel (localização, sensores, contextual), quando aplicados à resolução de problema concretos. O aluno deverá estar sensibilizado para os constrangimentos típicos de uma aplicação móvel (autonomia, conectividade, usabilidade) e conhecer os mecanismos que permitem ultrapassar esses constrangimentos. Concretamente, o aluno deverá conhecer os 4 modelos de desenvolvimento de aplicações móveis (Web, Híbrido-Web, Híbrido-Nativo e Nativo) e saber aplicar os conceitos utilizando pelo menos 2 destes modelos - nomeadamente Híbrido-Nativo (Flutter) e Nativo (Android Kotlin).
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina é teórico-prática, havendo uma alternância entre a componente expositiva e participativa. As aulas teóricas seguem o programa definido, apresentando os conceitos teóricos sustentados por exemplos práticos. A aprendizagem dos conceitos é validada através de pequenos exercícios e discussão aberta entre os alunos, que permitem ao professor aferir da eficácia das suas explicações. Nas aulas práticas os alunos aplicam os conceitos teóricos à resolução de exercícios de programação feitos em computador, de forma individual ou em grupo. As aulas práticas decorrem sempre em sintonia com as aulas teóricas da semana anterior. Avaliação:
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
A agendar com o aluno