Apresentação do Curso
A segurança, uma das mais importantes áreas de estudo do século XXI, é um setor do conhecimento relativamente novo na Universidade portuguesa. O curso de licenciatura em Estudos de Segurança da Universidade Lusófona constitui-se como uma formação multidisciplinar em que convergem, se interligam, se combinam e se complementam conhecimentos especializados das ciências naturais, da engenharia, da tecnologia, da informática, da economia, da gestão, das ciências da saúde, do direito, da sociologia, da psicologia, da ciência política e das relações internacionais.
Razões para frequentar este curso
- Único ciclo de estudos estruturado sob orientação security+safety no país.
- Empregabilidade nacional e internacional.
- Área profissional em expansão.
- Indústria do século XXI.
Despacho do curso
Despacho n.º 26205/2009, de 30 de novembro, alterado pelo Despacho n.º 11696/2013, de 9 de setembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
21/01/2013
Registo
R/A-Ef 304/2012
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Sérgio Augusto Teixeira Travassos Vieira da Silva
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
07 Física e Química
09 Geografia
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O curso de licenciatura em Estudos de Segurança da Universidade Lusófona foi concebido tendo em vista a formar quadros altamente qualificados e capazes de desempenhar atividades técnicas e de coordenação nas mais diversas áreas funcionais da segurança, em instituições públicas ou privadas, direta ou indiretamente comprometidas com a problemática da segurança. Nesse sentido, pretende-se que o estudante desenvolva um pensamento crítico, competências e capacidades que lhe permitam fazer face às principais ameaças na área da segurança.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
A estrutura do curso de licenciatura em Estudos de Segurança da Universidade Lusófona está desenhada para que os estudantes adquiram competências que lhes permitam:
- Recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área da segurança
- Identificar os riscos e as ameaças que pesam sobre as pessoas e bens
- Identificar, avaliar e analisar as vulnerabilidades políticas, económicas, sociais e jurídicas suscetíveis de ameaçar a segurança interna
- Elaborar e implementar planos de intervenção suscetíveis de contribuir para a prevenção, atenuação ou resolução da insegurança na sociedade
- Definir, quantificar e justificar as necessidades e os meios para enfrentar ameaças à segurança
- Conhecer as instituições públicas e privadas e os meios humanos e técnicos suscetíveis de serem mobilizados para intervir em situações de ameaças à segurança.
Estas competências base devem ser complementadas por competências genéricas a seguir discriminadas.
Desenvolvimento da capacidade de avaliação de situações e de decisão por parte do aluno, por forma a fornecer:
capacidade de resolução de problemas, construindo e fundamentando argumentação própria;capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante, que habilitem a fundamentação das soluções preconizadas e dos juízos emitidos, incluindo na análise os aspetos científicos, sociais e éticas relevantes.
Desenvolvimento das capacidades de comunicação, as quais permitam transmitir informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas, como por não-especialistas.
Desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, as quais permitam a aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Estudos Futuros
O grau de licenciado em Estudos de Segurança permite o prosseguimento de estudos para mestrado.
Saídas Profissionais
Porque a segurança está associada a toda a atividade humana, são numerosos os setores que oferecem aos licenciados em Estudos de Segurança da Universidade Lusófona a oportunidade de aplicar as competências adquiridas. Estes poderão especializar-se nas múltiplas áreas ligadas à segurança e, assim, exercer a sua atividade nos diferentes serviços da administração central e autárquica, assim como no mundo empresarial, em particular nas áreas ligadas à segurança privada. Com efeito, a segurança é, na atualidade, uma das indústrias com maior potencial. Atendendo ainda aos inúmeros perigos, riscos e ameaças que pesam sobre as sociedades, não cessará de aumentar a procura de agentes especializados em segurança. A aquisição de competências será ainda decisiva para indivíduos já inseridos na vida ativa, atendendo a que a globalização e a proliferação das novas tecnologias de informação e de comunicação reclamam uma atualização permanente dos conhecimentos.
Observações
O desenvolvimento de uma política ativa de integração profissional dos alunos constitui um dos objetivos do presente ciclo de estudos. Assim, para além dos diferentes protocolos de colaboração tendentes à futura integração dos estudantes em períodos de estágio e formação em serviço em diferentes entidades públicas e privadas que atuam no setor em Portugal, o presente ciclo de estudos desenvolve acordos pontuais com outras instituições por forma a assegurar a efetiva integração de todos os seus alunos ou futuros diplomados.
Áreas Científicas
Protecção de pessoas e bens | Ciências sociais e do comportamento | Humanidades