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Universidade Lusófona

Comportamentos Desviantes e Segurança Urbana

Curso

Estudos de Segurança

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT724-14856

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à biopsicossociologia do comportamento desviante
- O comportamento humano
- Parâmetros da desviância e comportamentos desviantes
2. Tipologias e teorias explicativas da desviância e da delinquência
- Tipologia da continuidade de Moffit e de carreira de Fréchette e Le Blanc
- A anomia de Durkheim; Merton e tipologia de padrões de comportamento adaptativo
- Teoria das subculturas delinquentes
- Teoria do conflito de culturas
- Teoria da aprendizagem social
- Teoria do controlo social ¿ o papel da socialização
- A importância da família
- Teorias abrangentes
3. A personalidade e os comportamentos desviantes
- A teoria psicanalítica e a desviância
- As teorias dos traços e a desviância
- Psicopatologia e desviância
- Características psicológicas gerais dos delinquentes crónicos
4. O comportamento desviante nos jovens: fatores de risco e de proteção
5. Abordagem de alguns comportamentos desviantes
6. A segurança urbana.
7. A (in)segurança urbana

Objetivos

Abordagem do fenómeno da delinquência e da violência urbana enquanto geradores de Insegurança
- Compreender a importância dos vários teóricos na tentativa de explicação do fenómeno
- Analisar a grande cidade enquanto produtora de violência e as formas possíveis de intervenção
- Promover a capacidade de observação e compreensão das dinâmicas de grupo, particularmente as que dizem respeito ao cenário urbano
- Estimular a capacidade para definir, qualificar e antecipar quadros de violência urbana;
- Promover a capacidade de construção de quadros de medidas de segurança situacional.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia de ensino: aulas teóricas (metodología expositiva); aulas com componente mais prática (discussão de determinadas temáticas) e aulas mais tutoriais (acompanhamento dos trabalhos dos alunos).
Avaliação: Privilegia-se a avaliação contínua com dois momentos de avaliação: (1) um teste escrito individual e sem consulta (60%) e (2) um trabalho de grupo (40%) com acompanhamento ao longo das aulas tutorais e com apresentação na sala de aula. Em caso de insucesso na avaliação contínua existe ainda a modalidade de exame final
(100%).

Bibliografia principal

Almeida, F.; Paulino, M. (2012). Profiling, Vitimologia & Ciências Forenses. Lisboa: FCA-Factor.
Born, M. (2003). Psicologia da Delinquência. Lisboa: Climepsi.
Iria, C.; Barbosa, F. (2008). Psicopatas Criminosos e Não Criminosos: Uma Abordagem Neuropsicológica. Lisboa: LivPsic.
Konvalina-Simas, T. (2012). Introdução à Biopsicossociologia do Comportamento Desviante. Porto: Rei dos Livros.
Konvalina-Simas, T. (2012). Profiling Criminal. Porto: Rei dos Livros.
Kuhn, A.; Agra, C. (2010). Somos Todos Criminosos? Lisboa: Casa das Letras.
Matos, A.C. (2002). Adolescência. Lisboa: Climepsi.
Matos, M.; Negreiros, J.; Simões, C. (2009). Violência, Bullying e Delinquência. Lisboa: Coisas de Ler.
Negreiros, J. (2008). Delinquências Juvenis: Trajectórias, Intervenção e Prevenção. Lisboa: Legis.
Nunes, L.M. (2010). Crime e Comportamentos Criminosos. Porto: Edições da UFP.