Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Crime Organizado

Disciplina do Curso

Estudos de Segurança

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT724-10207

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Origem e história do crime organizado; tipologia das organizações criminosas; crime organizado por área geográfica; organizações criminais; vulnerabilidade dos Estados face a estas organizações; medidas e métodos utilizados pelo Estado no combate ao crime; o poder dos Estados face ao crime organizado transnacional. Principais tipos de crime: tráfico de estupefacientes; corrupção; tráfico de seres humanos; contrabando; contrafação; comércio ilegal de armas; branqueamento de capitais; cibercriminalidade; redes de prostituição; redes de pedofilia.

Objetivos

Proporcionar aos estudantes conhecimento alargado do que se entende por crime organizado, das organizações criminosas nas suas estruturas, meios de actuação e áreas de actuação priveligiadas, tendo em conta a sua dimensão geográfica; mais se proporcionará uma visão aprofundada dos mecanismos de prevenção e resposta por parte dos Estados e da comunidade internacional.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O estudante apreenderá da necessidade e importância do planeamento, reconhecendo das características de um evento inesperado e de impacto e magnitude incomum; conhecerá a estruturação de planos de segurança e desenvolverá competências que lhe permitirão saber planear e compreender os impactos e constrangimentos do planeamento de segurança numa organização; mais, adquirirá competências no domínio da gestão de crises que lhe permitirá apoiar os órgãos decisores no evento de ocorrência de uma crise.

Metodologias de ensino e avaliação

Combinam-se momentos de exposição das temáticas em estudo com a apresentação de documentos ilustrativos e notícias/textos, com recurso ao suporte multimédia, que serão objeto de debate moderado pelo docente. Apresentação de trabalhos/estudos/ensaios pelos alunos.
Avaliação: 2 provas escritas.

Bibliografia principal

Abadinsky, H. (2000). Organized Crime. 6th ed. New York: Wadsworth.
Calderoni, F. (2010). Organized Crime Legislation in the European Union: Harmonization and Approximation of Criminal Law, National Legislations and the EU Framework Decision on the Fight Against Organized Crime. New York: Springer.
Cockcroft, L. (2012). Global Corruption: Money, Power, Ethics in the Modern World. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
Cressey, D.R. (2008). Theft of the Nation: The Structure and Operations of Organized Crime in America. New Jersey: Transaction Publishers.
Devito, C. (2005). Encyclopedia of International Organized Crime. New York: Facts on File, Inc.
Edwards, A.; Gill, P. (ed.) (2003). Transnational Organised Crime: Perspectives on Global Security. London: Routledge.
Galeotti, M. (ed.) (2005). Global Crime Today: The Changing Face of Organised Crime. London: Routledge.
Gottschalk, P. (2013). Policing White-Collar Crime: Characteristics of White-Collar Criminals. New York: CRC