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Universidade Lusófona

Higiene e Segurança no Trabalho

Disciplina do Curso

Estudos de Segurança

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT724-489

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A evolução das condições de trabalho;
2. Organismos nacionais e internacionais relevantes na gestão da Segurança e Higiene no Trabalho (SHT);
3. Higiene no trabalho: conceitos e tipologia;
4. Ergonomia: conceitos e tipologias;
5. Riscos psicossociais: conceitos e fatores de risco;
6. Mapeamento de Processos;
7. Metodologias de avaliação de riscos em ambiente de trabalho;
8. Normalização inerente à SHT (OSHAS 18001/2007 - NP 4397)

Objetivos

- Compreender a importância nuclear da SHT no desenvolvimento da dimensão económica e social das sociedades;
- Conhecer os diferentes agentes fisícos, químicos e biológicos associados a riscos nos locais de trabalho;
- Conhecer os diferentes características e especificidades associadas à ergonomia no local de trabalho;
- Conhecer as diferentes questões associadas a riscos psicossociais no trabalho;
- Reconhecer a importância do método cientifíco no âmbito da SHT;
- Avaliar e desenhar um estudo cientifíco relevante para SHT.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Compreender os objetivos e estratégias da gestão da prevenção no contexto da organização interna de uma empresa;
- Saber identificar riscos fisícos, químicos, biológicos, ergonómicos e psicossociais num local de trabalho;
- Reconhecer e validar o método científico na avaliação de riscos;
- Saber aceder e interpretar trabalhos científicos nesta área de estudo;
- Desenvolver o raciocínio científico no contexto da proteção contra riscos físicos, químicos, biológicos, ergonómicos e psicossociais num local de trabalho.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino centra-se na apresentação e discussão dos conteúdos programáticos da disciplina, privilegiando-se o debate para reflexão dos temas em análise após a sua exposição. A aprendizagem será também feita através da interpretação de textos de autores referenciados na exposição oral, da análise de jurisprudência e de casos práticos. Aos alunos será solicitada a pesquisa de obras literárias que reflitam os temas da SHT. As competências dos alunos serão avaliadas em dois momentos, de igual ponderação na avaliação final, consistindo num teste escrito e num trabalho de grupo sobre os conhecimentos adquiridos no valor global de 90%, sendo os restantes 10%, atribuídos em função da participação am aula e assiduidade.

Bibliografia principal

Aubertin, G. et al. (2004). De l¿évaluation des risques au management de la santé et de la sécurité au travail. Paris: INRS.
Elsler, D. (ed.). (2010). Economic incentives to improve occupational safety and health. Luxembourg: European Agency for Safety and Health at Workplace.
Freitas, L. C. (2011). Manual de segurança e saúde do trabalho. 2.ª ed. Lisboa Sílabo.
Hammer, W. & Price, D. (2004). Occupational safety management and engineering. Englewood-Cliffs: Prentice Hall.
Hughes, P. & Ferrett, E. (2011). Introduction to health and safety at work: the handbook for the NEBOSH National General Certificate. 5th ed. London: Routledge.
Miguel, A. S. (2007). Manual de segurança e higiene no trabalho. 10.ª ed. Porto: Porto Editora.
Nunes, F. O. (2010). Segurança e higiene do trabalho. 2.ª ed. Lisboa: Escola Profissional Gustave Eiffel.