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Universidade Lusófona

Intelligence

Curso

Estudos de Segurança

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 45

Código

ULHT724-14858

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

(1) A Estratégia Nacional e as Informações: conceitos de doutrina estratégica; os parâmetros delimitadores do seu campo conceptual; os Serviços de Informações como ¿entidades¿ nas primeiras linhas, defensiva e ofensiva, dos Estados.
(2) O Ciclo das Informações: as fases de direção, pesquisa, processamento e difusão; a organização das informações.
(3) A Estratégia Empresarial: um modelo de reflexão estratégica a três níveis: a análise estratégica (pensamento e planeamento estratégico, análise do meio envolvente, e análise da empresa), a formulação da estratégia (missão e objetivos, produtos/mercados, desenvolvimento empresarial), e a organização e implementação da estratégia (estrutura organizacional e política de gestão).
(4) A informação económica e a Inteligência: métodos e técnicas (PESTLE, SWOT, Forças de Porter, Balanced ScoreCard, Benchmarking, Data Mining e Data Warehousing) que podem gerar inteligência competitiva para as organizações.
(5) Um sistema de gestão de SIC.

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se transmitir os conhecimentos teóricos necessários para os alunos compreenderem a razão da importância das Informações estratégicas numa perspetiva macro ao nível da grande estratégia nacional e, ao nível micro, oferecer um referencial conceitual e descrever procedimentos e ferramentas analíticas que possam auxiliar as organizações a captar e a monitorar as informações vitais para o seu posicionamento num ambiente empresarial cada vez mais global e competitivo e sujeito a mudanças rápidas, bem como a organizar um sistema de gestão do conhecimento integrado na gestão estratégica global da organização.

Metodologias de ensino e avaliação

Para além da exposição teórica dos conteúdos, serão realizados exercícios práticos visando aumentar a compreensão e aprofundamento dos conhecimentos teóricos, permitindo, igualmente, um espaço de discussão e interação entre os alunos.
A avaliação terá um caráter contínuo assente na participação e na interação manifestada pelos alunos em contexto de aula, na realização de provas de avaliação de conhecimentos teóricos, bem como exercícios de resolução de casos práticos.

Bibliografia principal

Beal, A. (2005). Segurança da Informação ¿ Princípios e Melhores Práticas para a Proteção dos Ativos de Informação nas Organizações. São Paulo: Editora Atlas S. A.
Berkowitz, B.D.; Goodman, A.E. (2000). Best Truth. Intelligence in the Information Age. New Haven: Yale University Press.
Besson, B.; Possin, J.C. (1996). Do Serviço de Informação à Inteligência Económica. Lisboa: Instituto Piaget.
Carr, M.M. (2003). Super Searchers on Competitive Intelligence: the online and offline secrets of top researchers. Medford: CyberAge Books.
Quiggin, T. (2007). Seeing the Invisible: National Security Intelligence in an Encertain Age. New Jersey: World Scientific Publishing Company.
Shulsky, A.N.; Schmitt, G.J. (2002). Silent Warfare: Understanding the World of Intelligence. 3rd ed. Washington: Potomac Books Inc.
Tarapanoff, K. (2001). Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
Tyson, K. (2010). Competitive Intelligence ¿ The Complete Guide. Chicag