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Universidade Lusófona

Introdução à Economia

Curso

Estudos de Segurança

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT724-98

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos fundamentais da economia e o papel do Estado
2. A ciência económica no contexto das ciências sociais
3. Macroeconomia: objeto, problemáticas e temas relevantes
4. Teoria económica, mercados, procura e oferta agregadas
5. Macroeconomia versus microeconomia
6. Determinação do rendimento global, finanças públicas e o papel do Estado
7. A moeda, o crédito, a política monetária e os mercados financeiros
8. Interdependência mundial, balança de pagamentos, câmbios, comércio internacional, política comercial e desenvolvimento económico
9. Economia, política económica, integração económica e monetária
10. Desenvolvimento, competitividade e globalização

Objetivos

Objetivos
¿ Compreender os fundamentos e conceitos básicos da ciência económica
¿ Conhecer as principais teorias económicas e a sua relação com o funcionamento e a complexidade da economia
atual
¿ Analisar o papel do Estado no funcionamento da economia
¿ Conhecer e caracterizar os agregados macroeconómicos fundamentais
¿ Conhecer as determinantes do comportamento da oferta e da procura e do sistema de preços na economia
¿ Conhecer as principais técnicas de quantificação da atividade económica no quadro da Contabilidade Nacional
¿ Compreender as razões que justificam as trocas internacionais e a importância das balanças de pagamentos e das
suas componentes
¿ Compreender a importância da moeda, das suas funções e dos seus instrumentos nas economias atuais
¿ Conhecer aspetos essenciais do processo de integração monetária na Europa
¿ Discernir a problemática central da macroeconomia da microeconomia

Metodologias de ensino e avaliação

Métodos de ensino: São utilizados métodos ativos através de uma adequada conjugação da exposição dos temas por parte do docente com a apresentação de casos e, bem assim, o incentivo à pesquisa, reflexão e participação dos alunos no desenvolvimento dos temas, por forma facilitar a instrumentalização dos conceitos.
Metodologia de avaliação e critérios: A metodologia de avaliação é predominantemente contínua, sendo a participação nas aulas encorajada e valorizada.
A nota final resultará da realização de um trabalho sobre um tema relevante para a UC, com uma ponderação de 60%. Complementarmente é realizado um teste para a aferição de conhecimentos, com uma ponderação de 40%.
Alternativamente, para os alunos que não reúnam as condições necessárias à avaliação continua, será efetuado um teste final, cuja aprovação exige nota final maior ou igual a 10 (dez) valores.

Bibliografia principal

Amaral, J.F.; Louçã, F.; Caetano, G.; Fontainha, E.; Ferreira, C.; Santos, S. (2007). Introdução à Macroeconomia. 2ª ed. Lisboa: Escolar Editora.
Costa, C.G. (org.) (2011). Princípios de Economia. Lisboa: ISCSP-UTL.
Leão, E.R.; Leão, P.R.; Lagoa, S.C. (2009). Política Monetária e Mercados Financeiros. Lisboa: Edições Sílabo.
Neves, J.C. (2013). Introdução à Economia. 9ª ed. Lisboa: Verbo.