Introdução ao Pensamento Contemporâneo
Apresentação
A UC de Introdução ao Pensamento Contemporâneo torna-se pertinente para o Curso de Estudos de Segurança, na medida em que, entre outras possibilidades, ajuda, através do estudo dos diferentes autores contemporâneos, a compreender a sociedade, onde a segurança é uma peça-chave.
Disciplina do Curso
Estudos de Segurança
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT724-117
Disciplinas complementares recomendadas
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Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. O pensamento liberal:
-John Locke (1632-1704), Adam Smith (1723-1790), Stuart Mill (1806-1873), Alexis Tocqueville (1805-1859) .
- As grandes linhas do pensamento liberal.
2. O pensamento marxista:
- O marxismo ocidental (de Antonio Gramsci à Escola de Frankfurt).
3. Pós-industrial:
- Da robótica industrial à Internet, à sociedade da informação.
4. Moderno e pós-moderno:
-Para uma fenomenologia do tempo presente - as características gerais do pós-modernismo.
5. O Século XX: "a crise do liberalismo, a democracia e a crise dos neos"
- A crítica do «totalitarismo»
- A crítica da «modernidade»
7. O pensamento e as ideias políticas em Portugal no século XX
- O Concílio Vaticano II e o pensamento cristão europeu
8. O Século XXI e as «novas ideias» na Europa e no Mundo:
- As redes sociais e as mobilizações sociais
- O Terrorismo e os radicalismos: políticos e religiosos no Mundo
- Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança
Objetivos
Com esta Unidade Curricular pretende-se dotar os alunos, em primeiro lugar, de instrumentos conceptuais adequados não só a uma eficaz operacionalização do pensamento analítico, reflexivo e articulado aos grandes temas da contemporaneidade, mas também, em segundo lugar, de capacidades que lhes permitam compreender as grandes correntes de pensamento que mais influenciaram e influenciam a história contemporânea. Os alunos com esta UC deverão adquirir capacidades de analisar criticamente as diferentes etapas do Pensamento Contemporâneo e serem capzes de adaptar as teorias dos diferentes autores à realidade do século XXI, em consonância com o pensamento europeu.
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação, pressupõe a realização de 2 testes de avaliação de conhecimentos obrigatórios e presença e participação nas aulas:
1º Teste - 45%
2º Teste - 45%
Presença e participação nas aulas - 10%
Bibliografia principal
Adams, I. & Dyson, R.W. (2010). 50 pensadores políticos essenciais. 2ª ed. RJ: DIFEL. Amaral, D.F. (2011) História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina. Baltazar, Maria da Saudade, Ramos, Isabel Joaquina, Saúde, Sandra (Coords). (2020). Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança. Lisboa: Edições Sílabo. Banond, I. (2014). História das Ideias Políticas. Parede: Principia. Cunha, J.S. (1981). História Breve das Ideias Políticas. Porto: Lello & Irmão. Ferro, P.R. (2012). Democracia Liberal. Coimbra: Almedina. Habermas, J. (2015). Teoria Política. Vol. IV. Lisboa: Edições 70. Locke, J. (2014). Carta sobre a Tolerância. Lisboa: Ed. 70. Manent, P. (2015). História Intelectual do Liberalismo. Lisboa: Ed. 70 Neves, F. S. (2015). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Neves, R. (2021). Gramsci. Lisboa:Colibri Rosas, J.C. (2015). Manual de Filosofia Política. 2ª ed. Coimbra: Edições Almedina. Sen, A. (2010). A Ideia de justiça. Coimbra: Almedina.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Fernando Campos 2ªF - 5ªF - 15h. - 17.30h. C.1.19