Introdução às Relações Internacionais
Apresentação
O objectivo da unidade curricular é fornecer aos estudantes uma panorâmica geral e os instrumentos analíticos necessários para compreender, avaliar e responder ao complexo conjunto de problemas internacionais.
Disciplina do Curso
Estudos de Segurança
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT724-10070
Disciplinas complementares recomendadas
Nenhuma
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Actores das Relações Internacionais: estados; organizações Intergovernamentais; organizações não-governamentais; empresas multinacionais; os movimentos de libertação nacional/grupos terroristas; opinião pública internacional.
2. O Conceito de Poder: definição; dimensões do poder; distinções no conceito de poder: limites do poder.
3. Os Factores de Poder: o factor geográfico; o factor demográfico; o factor económico e financeiro; o factor científico e tecnológico; o factor militar; o factor governamental; a questão nacional; o factor histórico-psicológico-sociológico; a qualidade da diplomacia.
4. A Formulação da Política Externa: a determinação das partes envolvidas; a determinação dos bbjectivos; a determinação da capacidade; a determinação da orientação; meios externos de elevar a capacidade; o processo de decisão política.
5. Os Instrumentos Privilegiados da Política Externa.
Objetivos
Os discentes devem adquirir capacidade analítica quanto ao estudo das relações internacionais, a partir de uma perspectiva estruturada, científica. Devem ainda ser estimulados a compreender a importância de conceitos específicos das relações internacionais e a sua aplicabilidade na análise política.
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas magistrais de exposição dos conteúdos conceptuais e teóricos, complementadas pela promoção do debate e de outras metodologias pertinentes tendo em vista aumentar a apreensão, compreensão e consolidação de conhecimentos pelos alunos. Privilegia-se a avaliação contínua, sendo a nota final resultante da realização de dois testes escritos, ponderada pela participação em aula.
Bibliografia principal
Jackson, R.; Sørensen, G. (2013). Introduction to International Relations: Theories and Approaches. 5th ed. New York: Oxford University Press.
Kaufman, J.P. (2013). Introduction to International Relations: Theory and Practice. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers.
Silva, S.V. (2012). Introdução às Relações Internacionais. Lisboa: Escolar Editora.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala