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Universidade Lusófona

Segurança, Política e Comunicação

Curso

Estudos de Segurança

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 45

Código

ULHT724-14855

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Convergência da teoria política clássica e da teoria da comunicação numa nova teoria política.
2. Democracia representativa, media e opinião pública: paralelismo histórico-evolutivo e sistemático. Modelos de comunicação e sistemas políticos: uma «convergência paralela»?
3. Comunicação, informação, propaganda e marketing. Spinning e comunicação instrumental. O «efeito de interpolação» dos media. Política e teorias dos efeitos. Um conceito de fronteira: a «legitimidade flutuante».
4. Comunicação, códigos éticos e função social dos media.
5. Política e mercado eleitoral: campanhas eleitorais e «permanent campaign».
6. A questão da hegemonia.
7. Política e comunicação na segunda metade do século XX
8. Efeitos disruptivos do poder mediático sobre os mecanismos centrais da democracia representativa. Mutações estruturais.
9. A rede e a política.
10. A rede e o poder.

Objetivos

Com esta Unidade Curricular pretende-se dotar o aluno de instrumentos conceptuais rigorosos que o habilitem a produzir um discurso científico rigoroso sobre comunicação política, com vista a um competente exercício profissional. Ou seja, pretende-se desenvolver capacidades de análise quer no plano do método (teorias e conceitos) quer no plano do objeto (determinação conceptual do campo de análise), de modo a que o aluno fique em condições de operacionalizar a teoria no concreto campo da análise empírica. Ao estudar três casos de convergência entre comunicação e política, Gabinete de Comunicação do Presidente dos USA, New Labour e Forza Italia, pretende-se, precisamente, promover capacidades de análise conceptual rigorosa sobre concreta matéria empírica, preparando o aluno para uma eficaz conversão profissional do saber adquirido.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas consistirão em exposições teóricas, com debates em aula, sobre a) metodologia de acesso teórico às relações entre política e comunicação, b) as principais teorias e modelos de comunicação e c) o património conceptual da teoria da comunicação aplicada à política. Com os instrumentos teóricos adquiridos, desenvolver-se-á uma análise histórica concreta dos três casos, com a) introduções histórico-evolutivas, b) análise sistemática das principais variáveis, recorrendo a c) análises quantitativas (sobretudo no caso italiano) e d) a exibição de vídeos. Finalmente, desenvolver-se-á uma análise comparativa entre os modelos mediático e digital de comunicação, na ótica da democracia representativa. Assim, a avaliação incidirá sobre o controlo analítico dos conteúdos programáticos, através de dois testes (valendo o primeiro 30% e o segundo 60%). O debate em aula vale 10%.

Bibliografia principal

Canel, M. (2008). Comunicación Política. Madrid: Tecnos
Castells, M. (2011). Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Editorial.
Castells, M. (2011a). La Sociedad Red: una visión global. Madrid: Alianza Editorial.
Habermas, J. (1982). Theorie des Kommunikativen Handelns. Frankfurt-am-Main: Suhrkamp.
Habermas, J. (2002). Storia e Critica dell¿Opinione Pubblica. Roma: Laterza.
Hallin, D.; Mancini, P. (2004). Comparing Media Systems. Cambridge: Cambridge University Press.
Lijphart, A. (2007). Modelos de Democracia. Barcelona: Ariel.
Luhmann, N. (2000). La Realtà dei Mass Media. Milano: FrancoAngeli.
Maarek, P. (2009). Marketing Político y Comunicación. Barcelona: Paidós.
McQuail, D. (1992). Media Performance. Mass Communication and the Public Interest. London: Sage Publications.
Santos, J.A. (2012). Media e Poder. O Poder Mediático e a Erosão da Democracia Representativa. Lisboa: Vega.