Análise da Imagem: Fotografia e Cinema
Apresentação
A relacao entre fotografia e imagem cinetica sempre existiu, desde do pre-cinema. Fotografos e realizadores utilizaram a linguagem de cada uma, as vezes de forma transversal e hibrida.
Disciplina do Curso
Fotografia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT624-17593
Disciplinas complementares recomendadas
N/A
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Sesso¿es teo¿ricas Sesso¿es pra¿ticas
- Este¿tica visual e sonora de uma imagem fotogra¿fica e fi¿lmica
- A linguagem cinematogra¿fica e o ponto de vista
- Os elementos de composic¿a¿o de uma imagem
- Martine Joly: metodologia de uma imagem de publicidade
- Estrutura Narrativa e Estrutura Visual
- Temporalidade das imagens
- O realismo de Andre¿ Bazin / o formalismo da Escola Sovie¿tica
- Naturalismo e Estilizac¿a¿o
- Identificac¿a¿o e distanciamento (Impressa¿o de Realidade)
- A imagem aura¿tica a partir da teoria de Walter Benjamin
- A imagem e a sua materialidade: a imagem digital e os seus desafios te¿cnicos, este¿ticos e e¿ticos
Acompanhamento tutorial e conceptual por grupo de 2 alunos para o desenvolvimento de um projeto de fotoroman.
Objetivos
- Desenvolver capacidades anali¿ticas e interpretativas perante uma imagem e identificar a sua natureza; - Reconhecer a imagem como uma forma de linguagem; - Desenvolver o uso consciente de elementos como: escala de planos, dentro e fora de campo, movimento, narrativa, luz, espac¿o e tempo, raccords;
- Compreender a importa¿ncia dos elementos intri¿nsecos a¿ imagem;
- Reconhecer e aplicar me¿todos de ana¿lise de imagens das va¿rias a¿reas do cinema e da fotografia (publicidade, documenta¿rio, ficc¿a¿o);
- Ser capaz de produzir imagem(s) a partir de um conceito, determinar qual o meio te¿cnico e suporte a usar, e a sua justificac¿a¿o;
Metodologias de ensino e avaliação
Nas sesso¿es teo¿ricas (8 sesso¿es): aula dividida em duas partes: na primeira, os conceitos teo¿ricos sa¿o estudados e na segunda os conceitos sa¿o aplicados e analisados a partir de exemplos concretos. Algumas das sesso¿es sera¿o reservadas para visitas de estudo. A u¿ltima sessa¿o esta¿ reservada para o exame escrito. Nas sesso¿es pra¿ticas (7 sesso¿es): Este ano o projeto pra¿tico e¿ a realizac¿a¿o de um fotoroman. Os grupos podem escolher o ge¿nero documental, ficcional ou experimental. O projeto tera¿ o acompanhamento conceptual desde da escrita/pre-produc¿a¿o ate¿ a sua realizac¿a¿o. A penu¿ltima sessa¿o e¿ reservada para a apresentac¿a¿o e discussa¿o do projeto pra¿tico na sala de aula do projeto pra¿tico.
Bibliografia principal
AUMONT, Jacques (2010). A Análise do Filme, Lisboa, Texto & Grafia. BAETENS, Jan (2019). The Film Photonovel: A Cultural History of Forgotten Adaptations. Texas: University of Texas Press. BERNARD, Sheila Curran (2011) Documentary Storytelling for Video and Filmmakers. Oxford: Focal Press. BORDWELL, D., THOMPSON, K. (2013). A Arte do Cinema. Uma introdução. Campinas: Unicamp. RABIGER, Michael (2012). Film Techniques and Aesthetics. Oxford: Focal Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Inês Gil Sexta-Feira das 17h às 18h FOR-CE - sala F-0