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Universidade Lusófona

Cultura Visual

Apresentação

A Cultura Visual vincula e reflete a medida de uma época, integrando, sob esse aspecto, também aquilo que tomamos por História. O questionamento da noção de perspectiva revela-se fundacional para enquadrar a noção de "cultura visual", em que a representação, a narrativa e a figuração se apresentam como alguns dos parâmetros que balizam a contemplação do real a partir de corpos subjectivados (normativos ou marginalizados). 

Nesta Unidade Curricular, olharemos para os séculos XIX, XX e XXI, atentando nos dispositivos tecnológicos e de significação, e abordado diversas formas culturais e simbólicas preponderantes, analisando a partir delas as práticas artístiicas (gestos e discursos) que informam a noção de Cultura VIsual.

 

Disciplina do Curso

Fotografia

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT624-7243

Disciplinas complementares recomendadas

ULHT624-9572 Fotografia Contemporânea

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Cultura: subculturas e contracultura;
  2. Cinema: realidade partilhada, realidade construída, realidade subjetivada;
  3. Minorias subalternas e Subjectividades que resistem;
  4. O Humor, o Absurdo e o Inútil na produção artística na contemporaneidade;
  5. Memória e Arquivo;
  6. Discurso expositivo.

 

 

Objetivos

No final desta UC, espera-se que o/a aluno/a seja capaz de olhar para a História e para a Cultura como territórios abertos e sempre em transformação.

Espera-se ainda que, a partir dos diferentes módulos e dos exercícios propostos, os/as alunos/as se sintam provocados/as e estimulados/as a desenvolver associações originais entre momentos, fenómenos e práticas artísticas.

No conjunto dos módulos será abordado um leque de conceitos e terminologias que se espera que passe a integrar o léxico dos/as alunos/as, nomeadamente: Autor; Obra; Materialismo; Real; Virtual; Interactividade; Produção; Cultura; Sub-Cultura; Contra-Cultura; Imagem; Montagem; História; Terra; Mundo; Arquivo; Memória; Imagem; Técnica; Reprodução Mecânica; Temporalidade; Post-Medium Condition; Ready-Made; Meio; Acaso; Gesto; Forma; Função; Decadência; Antropoceno; Alienação; Mise-On-Display; Mise-En-Quadre, entre outros.

 

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias de ensino:

- Aulas apoiadas em texto e imagem;

- Debate, pensamento e análise crítica;

- Introdução e acompanhamento dos exercícios propostos;

- Cine-clube.


Avaliação:

- Avaliação Contínua: 10% da nota final;

- Ensaio Comparativo, individual, entre pelo menos dois dos filmes visionados no Cineclube: 40% da nota final;

- Glossário, trabalho de grupo, em que os/as alunos/as devem eleger sete termos da lista fornecida, para cada um deles efetuando uma pesquisa aprofundada do seu significado, à luz da matéria lecionada e da experiência individual e comum: 40% da nota final.

Bibliografia principal

  • Benjamin, Walter. ([1934]1992). O Autor enquanto Produtor in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d'Água. ART/529-BC.
  • Benjamin, W. ([1936-39]1992). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d'Água. ART/529-BC¿.
  • Albert Camus The Mith of Sysifus,  Trad. De Justin O'Brien, Londres, Penguin Books, 2005.
  • BUCHLOH, B. H. D. (1999) - Gerhard Richter’s Atlas: The Anomic Archive. October 88, Spring.
  • Jeremy Millar Fischli & Weiss – The way things go, Londres, Aftreall Books, 2007
  • RANCIÈRE, Jacques – O Destino das Imagens. Lisboa : Orfeu Negro, 2011.
  • Dubuffet, Jean (1971), Cultura Asfixiante. Lisboa: Dom Quixote.
  • Arthur C. Danto et al.  Peter Fischli David Weiss, Londres, Phaidon Press,  2005.

 

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