Fotografia Autoral: Projeto Individual II
Apresentação
Esta UC visa consolidar o percurso do/a aluno/a ao longo do curso, garantindo-lhe a autonomia necessária para desenvolver projetos, de forma autoral e individual. Dando continuidade a outras UC's, onde se pensa a imagem como signo estruturante do pensamento e do conhecimento, nesta UC continuaremos a trabalhar o enquadramento disciplinar dos alunos no campo das artes visuais, bem como no campo dos processos tecnológicos. No decorrer da unidade, os alunos irão experimentar, propor, desenvolver e apresentar um projeto individual. Por meio de tutorias, bem como de exercícios complementares e de aulas de apoio técnico aos processos de criação, os alunos terão oportunidade de consolidar as suas linguagens visuais, devendo esse processo culminar com a apresentação do projeto final ao público, em contexto expositivo.
Disciplina do Curso
Fotografia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT624-17601
Disciplinas complementares recomendadas
Fotografia Contemporânea ULHT624-9572 (2º ano; 1º semestre) Fotografia Autoral: Projecto Individual I ULHT624-17600 (3º ano; 1º semestre)
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
No final desta UC o/a aluno/a deve estar habilitado a: - Compreender a importância das linguagens da fotografia no universo das práticas artísticas, reconhecendo a imagem como objeto de pensamento e conhecimento; - Compreender o lugar da influência do outro: ser capaz de contextualizar e trabalhar, com autonomia, as referências que informam o processo em projeto autoral; - Conhecer e identificar os principais movimentos que informam a fotografia contemporânea; - Ser capaz de produzir exercícios plásticos com recurso à linguagem fotográfica; - Desenvolver um projeto autoral em fotografia; - Revelar sentido crítico e autonomia nas diferentes etapas implicadas no desenvolvimento de um projeto autoral, incluindo o seu contexto expositivo.
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino: - Aulas apoiadas em texto e imagem, contextualizando a fotografia contemporânea e analisando obras de referência; - Introdução de exercícos de natureza diversa; - Componente prática desenvolvida pelos alunos em regime de tutoria individual com a docente e convidados; - Acompanhamento dos processos nas suas fases de acabamento, com apoio à experimentação, à materialização e produção das obras finais. Avaliação: - Exercícios criativos - 10%; - Apresentação preliminar do projeto (work-in-progress), acompanhado de um ensaio que reflita sobre as influências teóricas, conceptuais e artísticas (mínimo 1500 palavras) - 30%; - Apresentação final do projeto autoral, individual, devidamente apresentado e preparado para contexto expositivo,fazendo-se acompanhar de um ensaio que complemente a obra, do ponto de vista teórico e conceptual (mínimo 3000 palavras) - 60%.
Bibliografia principal
Batchen, Geoffrey - Forget me Not: photography & remembrance. Princeton Architectural Press. New York, 2004. Best, Susan - Reparative aesthetics: witnessing in contemporary art photography. Bloomsbury Academic. London, 2016. Carson, Shelley - Your Creative Brain: seven steps to maximize imagination, productivity, and innovation in your life. Jossey-Bass. Harvard, 2010. Foster, Hal - Prosthetic Gods. The Mit Press. Massachusetts, 2004. Fried, Michael - Why Photography Matters as Art as Never Before. Yale University Press. London, 2008. Krauss, Rosalind - O Fotográfico. Editorial Gustavo Gili. Barcelona, 2002. Massoni, Anne Leighton e Shindelman, Marni (eds.) - The Focal Press Companion to the Constructed Image in Contemporary Photography. Routledge. New York, 2019. Medeiros, Margarida - Fotografia e Narcisismo: o auto-retrato contemporâneo. Assírio e Alvim. Lisboa, 2000.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala