História e Técnicas da Fotografia I
Apresentação
Os alunos deverão, até ao fim da unidade curricular, serem capazes de identificar os vários tipos de processos fotográficos, compreender a sua evolução e contextualização histórica. Desenvolver competências em laboratório analógico, diluição de química, criação de imagens em negativo e transformação em positivo.
Disciplina do Curso
Fotografia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT624-13677
Disciplinas complementares recomendadas
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1 ¿ A questão da representação e o nascimento do desenho fotogénico. 2 ¿ A invenção da fotografia e os seus pioneiros: 3 ¿ As finalidades na fotografia: funções científicas, históricas e antropológicas (expedições, álbuns de viagem e álbuns de família, antropometria, ciência forense, etc.) 4 ¿ Os estúdios fotográficos e os retratistas do século XIX. 5 ¿ A revolução tecnológica e a fotografia em movimento: o Estereoscópio, o Zootrópio, a espingarda fotográfica e a cronofotografia. 6 ¿ A fotografia enquanto documento sócio-político e o realismo social. 7 ¿ Fotografia e expressionismo. 8 - introdução ao ambiente de laboratório fotográfico analógico preto e branco 9 - a química (o papel fotossensível, o revelador, o banho de paragem e o fixador). 10 - construção de câmara estenopeica (pinhole); utilização da câmara na produção de negativos em papel e positivação dos negativos em papel.
Objetivos
Dotar os alunos de uma compreensão ampla da história e das técnicas fotográficas do século XIX, percecionando as razões que levaram ao seu aparecimento, as invenções que o possibilitaram, e as grandes alterações sociais que a fotografia gerou, enquanto atriz principal da modernidade. Dar a conhecer uma história da fotografia alicerçada nos seus principais protagonistas e nas suas principais técnicas, estimulando a compreensão da fotografia enquanto imagem técnica, convocando o aparelho e o processo físico-químico para o entendimento histórico da fotografia. Conhecer alguns procedimentos técnicos da época e realizar exercícios práticos, aliando um conhecimento teórico a uma prática processual. Introduzir os alunos ao laboratório fotográfico a preto e branco. Desenvolver capacidades de entendimento da lógica de impressão Negativo/Positivo.
Metodologias de ensino e avaliação
Teóricas: Contextualização e reflexão sobre a história da fotografia, passando pela sua invenção no século XIX e até ao início do séc. XX. Práticas: Os alunos poderão apreender algumas das metodologias e procedimentos utilizados para a realização de processos fotográficos históricos. 1 ¿ Teste teórico: teste de avaliação da componente teórica, debruçando-se sobre o período histórico desde os primórdios da fotografia, passando pela sua invenção e até ao início do séc. XX, com foco na história, atitudes, abordagens e técnicas desenvolvidas pelos seus protagonistas e que mais influenciaram a história da fotografia = 40% da nota final. 2 ¿ Trabalho prático que resulta da criação de uma câmara multifuncional pinhole, e um portfolio fotográfico= 40% da nota final. 3 ¿ Avaliação contínua = 20 % da nota final. A avaliação contínua considera a assiduidade (há registo de faltas), a pontualidade, a participação, a iniciativa, o trabalho em equipa e o sentido crítico.
Bibliografia principal
Trachtenberg, A. (org.). (2013). Ensaios Sobre Fotografia de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro. Peres, Michael R. (2007). The Focal encyclopedia of Photography, Focal Press. Sougez, Marie-Loup. (2001). História da Fotografia. Lisboa: Dinalivro. RENNER, Eric. (2009). Pin-hole Photography, Focal Press. ROSENBLUM, Naomi. (1997). A world history of photography, Nova Iorque ¿ Londres: Abbeville Press Publishers. László Moholy-Nagy. Bauhausbücher 8, L. Moholy-Nagy: Malerei, Fotografie, Film. 1927. Letterpress. 9 x 7 1/4" (22.9 x 18.4 cm). Leipzig: Hesse und Becker. Fabbri, Gary; Fabbri, Malin; Wiklund, Peter: From pinhole to print: Alternative Photography, 2009. Marcelino, Américo Da Semelhança no Desenho: Representação e Dispositivos Ópticos em Imagens Desenhadas. Cadava, Eduardo. Words of Light. Soudo, José. Fotografias Efémeras. Talbot, Fox. The Pencil of Nature.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala