Olhar o Outro: Fotografia e Antropologia
Apresentação
Esta unidade curricular lança o desafio de pensar as relações entre a disciplina da antropologia e a fotografia. Vamos, por isso, olhar, ver e discutir, alguns dos usos que a antropologia, emergente na mesma época em que se inventava a fotografia, fez deste medium. Com isso, intentamos perceber as implicações políticas das suas imagens, e as políticas da imagem e da visualidade que a Antropologia contribuiu para implementar. O objetivo é lançarmos um programa crítico que articule cada tema abordado com o contexto contemporâneo, em particular, com a atividade dos artistas visuais que trabalham especificamente em temáticas pós-coloniais. Vamos, igualmente, perceber como a antropologia contemporânea influenciou os estudos e as práticas da fotografia, lançando, simultaneamente, um olhar à fotografia como objeto e prática social e cultural. Um dos frutos desta crítica foi a emergência da área de estudos em cultura visual.
Disciplina do Curso
Fotografia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT624-17597
Disciplinas complementares recomendadas
Fotografia Documental
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Conclusões: O outro sou eu 1. Direções para uma prática fotográfica.
Objetivos
Aprofundar conhecimentos de história da fotografia e de história da fotografia portuguesa, em particular; Desenvolver competências críticas sobre as implicações sociais e políticas do medium fotográfico; Conhecer arquivos e museus portugueses de fotografia antropológica e ser capaz de se posicionar criticamente sobre políticas culturais relativas às imagens; conhecer o panorama contemporâneo artístico que debate as temáticas do colonialismo e da descolonização (das mentes, das imagens, das políticas).
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo, com recurso a visionamento de trabalhos fotográficos e de documentários sobre os fotógrafos e/ou instituições e práticas fotográficas. Debate de textos fundamentais. A avaliação consiste numa frequência escrita e na elaboração de uma recensão sobre textos pré-selecionados e uma apresentação oral da recensão. A frequência vale 50% da nota final; a recensão e a apresentação fazem média entre si e em conjunto valem os restantes 50% da nota. A aprovação é com 10 valores, numa escala de 0/20. Existe registo de presenças e a obrigatoriedade de comparecer em 50% das aulas efetivamente dadas.
Bibliografia principal
- AA.VV. (2009). Photography , Anthropology and History. Expanding the Frame. (C. Morton & E. Edwards, Eds.). Surrey and Burlington: Ashgate Publishers. - Barthes, R. (2008). A Câmara Clara. Nota sobre fotografia. (tradução de M. Torres) (13a). Lisboa: Edições 70. - Edwards, E. (1990). Photographic Types: The pursuit of method. Visual Anthropology, (3), 235 - 258. - Foucault, M. (2014). Vigiar e punir. Nascimento da prisão.Lisboa: Edições 70. - Mendes Flores, T. (2014). A preto e branco : folheando os relatórios médicos da Diamang. In F. L. Vicente (Ed.), O Império da Visão. Fotografia em Contexto Colonial 1860-1960 (pp. 221-240). Lisboa: Edições 70. - Monti, N., & Vicente, A. P. (1991). Cunha Moraes. Viagens em Angola, 1877-1897. Coimbra: Edições dos Encontros de Fotografia de Coimbra. - Sena, A. (1998). História da imagem fotográfica em Portugal - 1839-1997. Porto: Porto Editora.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala