Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Estratégia e Liderança

Universidade Lusófona

Estratégia e Liderança

Apresentação

De uma forma geral procura-se adquirir as competências necessárias à análise crítica e compreensão das tendências da indústria no setor da aeronáutica, no presente e no futuro, para o desenvolvimento de uma visão e a identificação das estratégias mais adequadas para colocar a organização permanentemente em posições vantajosas. No qual o aluno desenvolve as seguintes competências especificas.

Disciplina do Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT1656-21605

Disciplinas complementares recomendadas

Nada a referir

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1: Conceitos Básicos

  • Evolução do pensamento estratégico e escolas de estratégia
  • Planeamento estratégico, tático e operacional

CP2: Liderança Estratégica

  • Perfil do líder estratégico
  • O papel do líder estratégico

CP3: Planeamento Estratégico

  • Conceitos e fundamentos
  • Processo de elaboração do planeamento estratégico

CP4: Elementos Básicos da Estratégia

  • Níveis estratégicos
  • Negócio, missão e visão

CP5: Análise do ambiente interno e externo

  • Análise externa e interna
  • Modelo SWOT
  • Análise estrutural da indústria
  • Cadeia de valor
  • Fatores críticos de sucesso
  • Análise de Clientes
  • Matriz BCG, Ansolf e GE/ McKinsey
  • Estrutura de Andrews
  • Matriz SWOT

CP6: Formulação da Estratégia

  • Estratégias corporativas de negócio e funcionais
  • Estratégias competitivas
  • Objetivos e metas estratégicos

CP7: Implementação da Estratégia

  • Projetos estratégicos
  • Planos e metas
  • Plano de ação
  • Orçamento estratégico

CP8: Controlo Estratégico

  • O modelo BSC
  • Avaliação do desempenho

CP9: Elaboração de um Plano Estratégico

Objetivos

OA1: Consciencializar os alunos sobre a importância do novo ambiente da Industria 4.0 e dos seus vetores de transformação;

OA2: Desenvolver a compreensão nos alunos sobre a importância da liderança estratégica nas organizações;

OA3: Discutir a importância do planeamento estratégico como ferramenta de gestão de empresas;

OA4: Descrever e perceber os modelos estratégicos mais utilizados e como podem ser empregues no desenvolvimento de uma estratégia;

OA5:Capacitar os alunos para a condução da elaboração de plano estratégico empresarial;

OA6: Apresentar formas de controlo e medição do desempenho estratégico;

OA7: Elaboração de um plano estratégico.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são teórico-práticas. Nas aulas com cariz mais teórico são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à estratégia organizacional, modelos e ferramentas de apoio.

Nas aulas com cariz mais prático promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria teórica sobre planos estratégicos, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais e de grupo que serão posteriormente apresentados e debatidos.

A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (20%); um Trabalho Final de Grupo (escrito e apresentado em aula) (30%); um Teste Escrito (50%); ou em alternativa, um Exame Final (100%) em época de exame

Bibliografia principal

Grant, R. M. (2001). Contemporary Strategy: concepts, tecniques, applications. Blackwell.

Hitt, M., & Ireland, R. H. (2005). Strategic management competitiveness and globalization: concepts and cases (6th ed). South-Western: Thoson.

Lasserre, P. (2003). Global Strategic Management. Palgrave Macmillan.

Morrill, R.L. (2010). Strategic leadership: Integrating strategy and leadership in colleges and universities. New York: Rowman & Littlefield Publishers, Inc.

Por Peter F. Drucker (1993). Managing for the Future. London: Routledge.

Santos, A. J. R. (2008). Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora.

Santos, A. N. (2006). Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo.

Thompson, S., & Gamble (2017). Crafting and executing Strategy: the quest for competitive advantage. McGraw-Hill.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Carlos Rouco

Segunda-feira 11h00-14h00

Sexta-feira 11h00-14h00

C1.13

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo
  • Lusófona University THInC 2022 Summer School - We did it!
  • Início do Processo de Compostagem na Universidade Lusófona

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.