Estratégia e Liderança
Apresentação
De uma forma geral procura-se adquirir as competências necessárias à análise crítica e compreensão das tendências da indústria no setor da aeronáutica, no presente e no futuro, para o desenvolvimento de uma visão e a identificação das estratégias mais adequadas para colocar a organização permanentemente em posições vantajosas. No qual o aluno desenvolve as seguintes competências especificas.
Disciplina do Curso
Gestão Aeronáutica
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1656-21605
Disciplinas complementares recomendadas
Nada a referir
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
CP1: Conceitos Básicos CP2: Liderança Estratégica CP3: Planeamento Estratégico CP4: Elementos Básicos da Estratégia CP5: Análise do ambiente interno e externo CP6: Formulação da Estratégia CP7: Implementação da Estratégia CP8: Controlo Estratégico CP9: Elaboração de um Plano Estratégico
Objetivos
OA1: Consciencializar os alunos sobre a importância do novo ambiente da Industria 4.0 e dos seus vetores de transformação; OA2: Desenvolver a compreensão nos alunos sobre a importância da liderança estratégica nas organizações; OA3: Discutir a importância do planeamento estratégico como ferramenta de gestão de empresas; OA4: Descrever e perceber os modelos estratégicos mais utilizados e como podem ser empregues no desenvolvimento de uma estratégia; OA5:Capacitar os alunos para a condução da elaboração de plano estratégico empresarial; OA6: Apresentar formas de controlo e medição do desempenho estratégico; OA7: Elaboração de um plano estratégico.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas aulas com cariz mais teórico são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à estratégia organizacional, modelos e ferramentas de apoio. Nas aulas com cariz mais prático promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria teórica sobre planos estratégicos, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais e de grupo que serão posteriormente apresentados e debatidos. A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (20%); um Trabalho Final de Grupo (escrito e apresentado em aula) (30%); um Teste Escrito (50%); ou em alternativa, um Exame Final (100%) em época de exame
Bibliografia principal
Grant, R. M. (2001). Contemporary Strategy: concepts, tecniques, applications. Blackwell. Hitt, M., & Ireland, R. H. (2005). Strategic management competitiveness and globalization: concepts and cases (6th ed). South-Western: Thoson. Lasserre, P. (2003). Global Strategic Management. Palgrave Macmillan. Morrill, R.L. (2010). Strategic leadership: Integrating strategy and leadership in colleges and universities. New York: Rowman & Littlefield Publishers, Inc. Por Peter F. Drucker (1993). Managing for the Future. London: Routledge. Santos, A. J. R. (2008). Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora. Santos, A. N. (2006). Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo. Thompson, S., & Gamble (2017). Crafting and executing Strategy: the quest for competitive advantage. McGraw-Hill.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Carlos Rouco Segunda-feira 11h00-14h00 Sexta-feira 11h00-14h00 C1.13