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Universidade Lusófona

Estratégia

Disciplina do Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-4453

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Conceitos Básicos
Planeamento estratégico, tático e operacional
Evolução do pensamento estratégico e escolas de estratégia
2.Planeamento Estratégico
Conceitos e fundamentos
Processo de elaboração do planeamento estratégico
2.Elementos Básicos da Estratégia
Níveis estratégicos
Negócio, missão e visão
4. Metodologias e Modelos Estratégicos
Análise externa e interna
Modelo SWOT
Análise estrutural da indústria
Cadeia de valor
Fatores críticos de sucesso
Análise de Clientes
Matriz BCG, Ansolf e GE/ McKinsey
Estrutura de Andrews
5. Análise Estratégica
Análise do ambiente interno e externo
Matriz SWOT
6.Formulação da Estratégia
Estratégias corporativas de negócio e funcionais
Estratégias competitivas
Objetivos e metas estratégicos
7.Implementação da Estratégia
Programa de macro ações estratégicas
Projetos estratégicos
Planos e metas
Plano de ação, cronograma e atividades
Orçamento estratégico
8.Controlo Estratégico
O modelo BSC
Avaliação do desempenho

Objetivos

Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:
OA1: Consciencializar os alunos sobre a importância do novo ambiente da Industria 4.0 e dos seus vetores de transformação;
OA2: Desenvolver a compreensão nos alunos sobre a importância da liderança estratégica nas organizações;
OA3: Discutir a importância do planeamento estratégico como ferramenta de gestão de empresas;
OA4: Descrever e perceber os modelos estratégicos mais utilizados e como podem ser empregues no desenvolvimento de uma estratégia;
OA5:Capacitar os alunos para a condução da elaboração de plano estratégico empresarial;
OA6: Apresentar formas de controlo e medição do desempenho estratégico;
OA7: Elaboração de um plano estratégico.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

De uma forma geral procura-se adquirir as competências necessárias à análise crítica e compreensão das tendências da indústria no setor da aeronáutica, no presente e no futuro, para o desenvolvimento de uma visão e a identificação das estratégias mais adequadas para colocar a organização permanentemente em posições vantajosas. No qual o aluno desenvolve as competências especificas:
Capacidade para a obtenção de informação, análise, pensamento critico e a reflexão para compreender as dinâmicas do setor da aeronáutica, no espaço nacional e internacional;
Capacidade para antecipar e desenvolver o pensamento criativo para a formulação da visão, missão e valores, como fatores fundamentais organizacionais;
Capacidade para conduzir e implementar o planeamento estratégico numa organização;
Capacitar para a utilização das ferramentas mais adequadas, em cada momento e com oportunidade, durante a análise, formulação, implementação e controlo estratégico;
Elaborar um plano estratégico

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas e aulas tutoriais. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e os princípios essenciais da gestão estratégica, nos seus pontos fundamentais, que vão desde a análise ao controlo estratégico.
Nas aulas tutoriais promove-se o debate sobre estudos de caso e debate que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos.
Nas aulas práticas os alunos são colocados perante estudos de caso de sucesso organizacional em contexto nacional e internacional ou exercícios para a identificação e desenvolvimento de competências associadas à estratégia organizacional.
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o Regulamento de Avaliação da Universidade, constando de trabalhos individuais e apresentados nas aulas (50%) e um trabalho final em grupo (50%), bem como de um Exame Final (100%).

Bibliografia principal

Grant, R. M. (2001). Contemporary Strategy: concepts, tecniques, applications. Blackwell.
Hitt, M., & Ireland, R. H. (2005). Strategic management competitiveness and globalization: concepts and cases (6th ed). South-Western: Thoson.
Lasserre, P. (2003). Global Strategic Management. Palgrave Macmillan.
Por Peter F. Drucker (1993). Managing for the Future. London: Routledge.
Santos, A. J. R. (2008). Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora.
Santos, A. N. (2006). Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo.
Thompson, S., & Gamble (2017). Crafting and executing Strategy: the quest for competitive advantage. McGraw-Hill.