Gestão da Qualidade
Apresentação
Pretende-se que no final desta unidade curricular os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam: Integrarem-se com facilidade em organizações que adotaram como objetivo estratégico a Gestão pela Qualidade Total.
Disciplina do Curso
Gestão Aeronáutica
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1656-5244
Disciplinas complementares recomendadas
N.A.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Conceito, Definições e Características da Qualidade. Custos da Qualidade. Evolução da Gestão pela Qualidade total (GQT). 2. Modelos clássicos da Qualidade. Matriz de Gestão da Qualidade. 3. Ferramentas e Técnicas da Qualidade Importância das ferramentas e técnicas da Qualidade na resolução estruturada de problemas. Ferramentas clássicas da Qualidade (Fluxograma; Folhas de Recolha de Dados, Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Dispersão, Cartas de Controlo). Qualidade e Metrologia. 4. Sistemas de Gestão da Qualidade (série NP EN ISO 9000) 5.Programas de Qualidade Total (modelo da EFQM) 6. Avaliação da qualidade.
Objetivos
Pretende-se que no final desta unidade curricular os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam: Integrarem-se com facilidade em organizações relacionadas com a hotelaria e que adotaram como objetivo estratégico a Gestão pela Qualidade Total; Lidar com outros Sistemas de Gestão (Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social das Organizações), numa perspetiva globalizante e empreendedora.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão teóricas e práticas. A apresentação da matéria far-se-á com base na bibliografia base estabelecida e previamente comunicada aos alunos. Os alunos são incentivados para participarem na discussão dos conceitos e sua aplicação. As aulas práticas são baseadas na resolução de questões ilustrativos da aplicação daqueles conceitos em situações correntes da gestão das organizações. Determinação da classificação final: - Teste : 60% - Trabalho, participação, assiduidade: 40% Avaliação por exame final: O exame tratará os conceitos essenciais da disciplina.
Bibliografia principal
Carpiretti, Luiz (2016). Gestão da Qualidade Conceitos e Técnicas (3.ª Edição), Editora Atlas
Horário de Atendimento
Nome do docente Felipa Lopes dos Reis Horário de atendimento Quintas 13h Sala a designar