Inglês Aeronáutico
Apresentação
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção oral e escrita em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais e lexicais no âmbito do contexto aeronáutico, de modo que os alunos estejam, no final do semestre, capacitados para comunicarem sobre temas da aviação em inglês.
Disciplina do Curso
Gestão Aeronáutica
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 2,5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1656-21603
Disciplinas complementares recomendadas
Tecnologias em Gestão Aeronáutica.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Prática da oralidade através de intervenções nas aulas e de apresentações individuais e/ou em grupo sobre temas relacionados com a aeronáutica;
Desenvolvimento de competências gramaticais mais avançadas, tais como "if clauses", "passive voice", "phrasal verbs", expressões idiomáticas, discurso direto e indireto e competências discursivas,
tais como sequência de tempos verbais na organização de parágrafos mais extensos;
Desenvolvimento do vocabulário relacionado com a aeronáutica, nomeadamente aeronaves, aeroportos e segurança ("safety" e "security");
Desenvolvimento da escrita sobre temas relacionados com a aeronáutica;
Desenvolvimento das capacidades de leitura e interpretação com base em textos aeronáuticos;
Prática da oralidade com enfoque na pronúncia e na fluência de modo a melhorar a expressão oral na língua inglesa.
Objetivos
Escrever textos estruturados e claros;
Desenvolver a capacidade de comunicação em língua inglesa num contexto operacional do meio aeronáutico;
Ampliar o domínio vocabular dos discentes;
Desenvolver as competências de compreensão e expressão oral;
Ser capaz de compreender e comunicar eficazmente em língua inglesa.
Metodologias de ensino e avaliação
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo: Exposição oral dos conteúdos básicos necessários à aquisição das competências, em aulas teórico-práticas, que suscitam a participação dos alunos; Leitura e análise de diversos tipos de texto visando a aquisição de vocabulário na área da
aviação; Elaboração de trabalhos sob orientação; Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo. A avaliação encontra-se dividida da seguinte forma: teste (60%) e trabalho de grupo / individual (40%).
Bibliografia principal
Corballis, T. & Jennings, W. (2009). English for management studies in higher education studies . Reading: Garnet Publishing.
Gunston, B. (2009). The Cambridge aerospace dictionary . Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Hewings, M. (2013). Advanced grammar in use : a self-study reference and practice book for advanced learners of English ; with answers . Cambridge New York: Cambridge University Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Sílvia Meleiro 12:30-13:13:30, terças-feiras Sala de professores e sala a designar posteriormente.