Introdução à Gestão
Apresentação
A Unidade Curricular pretende desenvolver nos alunos as competências necessárias à análise crítica através da visualização à escala real de toda a estrutura, processos e sistemas das organizações para um gestão, direção e chefia de forma eficiente e eficaz.
Disciplina do Curso
Gestão Aeronáutica
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1656-3191
Disciplinas complementares recomendadas
Nada a referir
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos (CP): CP1: Conceitos fundamentais, enquadramento histórico, objetivos e desafios da gestão; CP2: Teorias da Gestão: História do pensamento sobre a gestão; CP3: Evolução e caracterização das organizações. Conceito e principais áreas funcionais/ orgânicas no setor da aeronáutica. Análise da evolução da aviação comercial; CP4: Desafios da Gestão 4.0 no setor da aeronáutica CP5: Funções e níveis da gestão; CP6: Ciclo do Gestor e Líder: Uma função e dois papéis. Papel do gestor e do líder. Competências do gestor e do líder; CP7: Liderança e Gestão de Equipas; CP8: Liderança e Comunicação verbal e não-verbal; CP9: Liderança e Motivação; CP10: Criatividade, Inovação e empreendedorismo sustentável.
Objetivos
Objetivos de Aprendizagem (AO): OA1: Consciencializar os alunos sobre a importância e objetivos da gestão nas antigas e modernas organizações sustentado nas teorias; OA2: Compreender o enquadramento global da empresa e a estrutura orgânica das organizações no sector aeronáutico; OA3: Consciencializar os alunos e perspetivar o desenvolvimentos futuro da empresas do setor da aeronáutica de forma sustentada; OA4: Capacitar os alunos para visualizar a estrutura e organização das organizações e, e funções e responsabilidades; OA5: Capacitar os alunos para distinguir os diferentes papéis na organização, nomeadamente o de gestor e líder; OA6: Perceber os ciclos do gestor e líder para desempenhos superiores nas organizações; OA7: Capacitar os alunos para liderar e gerir equipas; OA8: Capacitar os alunos com competências associadas à comunicação verbal e não-verbal; OA9: Capacitar os alunos para motivar os outros; AO10: Capacitar os alunos para assumir uma atitude proactiva no local de trabalho.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas (expositivo) são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais á gestão. Nas partes práticas promove-se o debate (interrogativo) sobre estudos de caso que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos. Nas partes práticas, os alunos são colocados perante estudos de caso de sucesso organizacional em contexto nacional e internacional para a identificação e desenvolvimento de competências associadas à gestão. A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento em vigor e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e apresentação de trabalhos individuais) (20%); um Trabalho de Grupo (escrito e apresentado em aula) (30%); um Teste Escrito (50%); ou um Exame Final (100%) em época de exame.
Bibliografia principal
Bateman, T., & Snell, S. (2003). Management: The new competitive landscape (6th Ed.). Boston: McGraw-Hill Higher Education Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. (2003). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH. Gibson, J. L., Ivancevich, J. M., Donnelly, J. H., & Konopaske, R. (2006). Organizações: comportamentos, estruturas e processos. São Paulo: McGrow-Hill. Lisboa, J., Moura e Sá, P., Azevedo Sobral et al (2004). Introdução à gestão de organizações (3 Ed). Coimbra: VidaEconómica. Robbins, S. & Coulter, M. (2012). Management (14th ed). New York: Prentice Hall. Robbins, S., De Cenzo, D., & Coulter, M. (2013). Fundamentals of management: Essential concepts and applications (9th Ed.). Harlow : Pearson Education. Weihrich, H. & Koontz, H. (2004). Management: A global perspective (11th Ed.). London: McGraw-Hill Education.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Carlos Rouco Segunda-feira das 13h00 às 16h00 Quarta-feira das 13h00 às 16h00 C1.13