Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Introdução à Gestão

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-3191

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- Conceitos fundamentais. O que é a gestão? Evolução do conceito de gestão e seus principais desafios na era moderna.
2- Introdução à gestão aeronáutica. Conceito de organização e suas principais áreas funcionais/orgânicas em organizações do sector aeronáutico.
3- Breve análise da evolução da aviação comercial e tipologias de negócio no sector do transporte aéreo.
4- Teorias organizacionais. História do pensamento sobre a gestão.
5 - Marketing. O Conceito de Marketing. Marketing Mix. Planeamento de Marketing
6 - Gestão de Recursos Humanos. Gestão estratégica de recursos humanos. Algumas práticas de gestão de Recursos Humanos
7 - Gestão Estratégica. Visão, Missão e objetivos. Análise do meio envolvente. Análise da Organização. Análise SWOT. Definição e escolhas de estratégias
8 - Princípios de Cálculo Financeiro

Objetivos

- Conhecer o enquadramento global da empresa e compreender a estrutura orgânica das organizações no sector aeronáutico.
- Perceber o posicionamento da empresa a nível concorrencial
- Compreender como a empresa se situa no seu ambiente
- Saber como interagir com o meio concorrencial
- Perspectivar o desenvolvimento futuro da empresa

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do semestre os alunos deverão ter desenvolvido competências que lhes permitam compreender: um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos fundamentais no campo da gestão, as diversas áreas de uma organização, bem como a evolução das diversas teorias de gestão e seus impactos na criação de valor no geral e no sector aeronáutico. No final do semestre também é esperado por parte dos alunos a articulação/relacionamento de alguns conceitos de base de gestão com tópicos de gestão aeronáutica.

Metodologias de ensino e avaliação

a. Expositiva, através da apresentação dos conceitos teóricos fundamentais com recurso a exemplificações.
b. Participativa, através da análise, discussão e resolução de exercícios de aplicação e casos de estudo.
c. Ativa, através da realização de testes, fichas individuais e trabalhos de grupo.
d. Auto-estudo, através do trabalho autónomo do aluno.
Avaliação Contínua:
Assiduidade/Participação (5%;5%=10%), Caso de Estudo em Grupo/discussão oral (20%), Trabalho De Grupo (20%), teste (50%). Nota: nota mínima de 7,5 valores no teste.
Teste: 13 de dezembro de 2017 (15h-17h)
1.ª e 2.ª Épocas: Exame Final (100%)

Bibliografia principal

Santos, António J. Robalo (2008) Gestão Estratégica conceitos modelos e instrumentos, Escolar Editora.
João Lisboa, Arnaldo Coelho, Filipe Coelho, Filipe Almeida (2011) Introdução à Gestão de Organizações, 3ª Edição, Vida Economica Editorial.
Mankiw, G. (2011) "Principles of Economics", South - Western Cengage Learning. Matias, R. Calculo Financeira Teoria e Prática, 2edição, Escolar Editora
BREALEY, Richard A.; MYERS, Stewart C. (2007), Princípios de finanças empresariais. Lisboa, Portugal. McGrawHill. Bijan Vasigh,Ken Fleming (2016), Introduction to Air Transport Economics: From Theory to Applications, Routledge.
Andreas Wald, Christoph Fay, Ronald Gleich (2010) ¿Introduction to Aviation Management, LIT Verlag Münster.
Sotto Mayor, A. M.; Rodrigues,J.; e Duarte, M (2014). Princípios de Gestão das Organizações. 2ª ed., Lisboa: Rei dos Livros
Boddy, D. (2008). Management: an Introduction.4th ed., Harlow: Prentice Hall.
Outra bibliografia será indicada em sala.