Investigação Operacional
Apresentação
A UC pretende apresentar aos alunos aos conceitos e problemas básicos da investigação operacional através da programação linear e teoria dos grafos. Os métodos e as técnicas da investigação operacional são fundamentais para o planeamento sustentado e uma gestão eficiente.
Disciplina do Curso
Gestão Aeronáutica
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1656-81
Disciplinas complementares recomendadas
Matemática 1
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Investigação Operacional e Programação Linear (O1/O2/O3) Problema de Transportes (O1/O3) Problema de Afetação (O1) Otimização em Redes (O1/O2/O3)
Objetivos
Os objectivos da UC passam por introduzir a formulação matemática de problemas de Investigação Operacional e as técnicas de resolução utilizando métodos de Programação Linear e de Teoria dos Grafos, com vista à:
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino, englobam não apenas aulas teóricas com todas as bases fundamentais da investigação operacional, como também aulas práticas enquadrando a teoria com exercícios práticos em software especializado. Todos os conteúdos fornecidos na aula serão disponibilizados no Moodle de acordo com o Planeamento Semanal. Avaliação: Importante: O aproveitamento à UC implica média positiva em ambas as componentes (teórica e prática) Os exercícios práticos, poderão ser realizados via zoom. Os testes escritos são presenciais.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Aleksander Mikovic A coordenar com os alunos Salas de apoio aos professores Manuela de Oliveira A coordenar com os alunos Salas de apoio aos professores