Limitações Humanas em Aviação
Apresentação
Adquirir as competências necessárias à identificação de riscos individuais e do ambiente que podem induzir a incidentes ou acidentes de causa humana. Neste contexto o aluno desenvolve as seguintes competências específicas: Capacidade para propor a proteção mais atualizada e adequada à diminuição do risco por exposição a stress, ruído e outras variáveis que diminuem a performance.
Disciplina do Curso
Gestão Aeronáutica
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 2
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1656-14134
Disciplinas complementares recomendadas
Nada a referir
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
CP1: Introdução; Factores Humanos; CP2: Atmosfera; CP3: Pressurização de cabine; CP4: Sistema visual, auditivo e equilíbrio; CP5: Ilusões; CP6; Sistema cardiovascular; CP7: Fadiga e ritmo circadiano; CP8: Personalidade e comportamento humano; CP9: Processamento da informação Humana; CP10: Erro e fiabilidade; CP11: Influências culturais do erro; CP12: Ergonomia e automação do cockpit; CP13:Visita ao Centro de Medicina Aeronáutica- simuladores de treino fisiológico CP14: Apresentação de trabalhos dos alunos / Revisões CP15: Teste
Objetivos
Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são: OA1: Conhecer as caraterísticas do meio aeronáutico que o tornam um meio adverso para o ser humano; OA2: Conhecer as principais limitações visuais, auditivas, cardiológicas e pulmonares que são limitantes e podem produzir erros; OA3: Compreender os vários fatores que diminuem a performance humana, tais como o ciclo de sono-vigília, a fadiga, o ambiente de cockpit e o processamento de informação; OA4: Compreender de que modo o tipo de liderança, a personalidade e os aspetos culturais interferem no trabalho de equipa.
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas-práticas. Nas aulas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais. Os alunos são colocados perante informação e estudos em contexto nacional e internacional para a identificação e desenvolvimento das competências associadas. As aulas poderão ser realizadas em regime de e-learning sincronizadas. A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas e trabalho de grupo) (20%); um Teste Escrito (80%); ou um Exame Final (100%) em época de exame.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Sofia de Jesus de Vidigal e Almada 17.30 -18.00h sala de aula ou a definir