Marketing
Apresentação
A disciplina de marketing tem muita pertinência na licenciatura em Gestão Aeronáutica, em virtude de ser uma área de conhecimento, fundamental para o futuro gestor. Saber compreender o consumidor, ganhar competências para definir o produto ou serviço, o preço, os locais onde o comercializar e como o comunicar, são aspetos essenciais para o sucesso de um negócio aeronáutico.
Disciplina do Curso
Gestão Aeronáutica
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1656-2581
Disciplinas complementares recomendadas
Não é necessário.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
CP1: O marketing e a criação de valor CP2: Diferentes tipos de marketing (digital e social). CP3: Estratégia e planeamento estratégico de marketing CP4: Estudo do mercado CP5: Política de produto CP6: Política de preços CP7: Política de distribuição CP8: Política de Comunicação CP9: Plano de Marketing
Objetivos
OA1: Compreender a importância da estratégia organizacional em geral, e a estratégia de marketing em particular, como um processo de gestão do setor da aeronáutica para a colocar em vantagem competitiva; OA2: Identificar, descrever e aplicar as estratégias e ferramentas mais adequadas (modelos e técnicas) que devem ser empregues no desenvolvimento de uma estratégia de marketing; OA3: Compreender a política de produto, preços, distribuição e comunicação global de marketing no setor da aeronáutica. OA4: Compreender e identificar os processos e técnicas para conduzir um estudo de mercado. OA5: Desenvolver capacidades para criticar ou estruturar um plano estratégico ou operacional de marketing de acordo com os objetivos estratégicos organizacionais no setor da aeronáutica.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Na vertente teórica são apresentados os conceitos e os princípios essenciais do marketing para o setor aeronáutico. Nas partes práticas, promove-se o debate sobre estudos de caso e debates que ilustram a matéria abordada nas partes teóricas. Analisa-se a realidade das organizações e o contexto de marketing, assim como, a orientação dos trabalhos de grupo, que serão, posteriormente, apresentados e debatidos. A avaliação contínua é efetuada de acordo com o Regulamento de Avaliação da Universidade e consta de: um plano de marketing (40%); Um Estudo de caso e apresentação em aula (10%); Participação nas aulas (10%) + teste escrito individual (40%). Em alternativa à avaliação continua, poderá ser efetuado um Exame Final (100%).
Bibliografia principal
Armstrong, G., Opresnik, M. O., & Kotler, P. (2018), Principles of Marketing )17ª Ed.). Person Education Limited. Lendrevie, J. et al. (2015), Mercator - Teoria e prática do marketing (16º Ed.). Lisboa: D.Quixote. Kotler, P., & Armstrong, G. (2008), Princípios de marketing. Pearson:Prentice-Hall. Shaw, S. (2011). Airline marketing and management (7th Ed.). Ashgate Publishing.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Álvaro Dias quarta-feira Das 12h às 14h A combinar Carlos Rouco quinta-feira Das 14h00 às 18h00 C 1.13