Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Marketing

Universidade Lusófona

Marketing

Apresentação

A disciplina de marketing tem muita pertinência na licenciatura em Gestão Aeronáutica, em virtude de ser uma área de conhecimento, fundamental para o futuro gestor. Saber compreender o consumidor, ganhar competências para definir o produto ou serviço, o preço, os locais onde o comercializar  e como o comunicar, são aspetos essenciais para o sucesso de um negócio aeronáutico.

Disciplina do Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT1656-2581

Disciplinas complementares recomendadas

Não é necessário.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1: O marketing e a criação de valor

CP2: Diferentes tipos de marketing (digital e social).

CP3: Estratégia e planeamento estratégico de marketing

CP4: Estudo do mercado

CP5: Política de produto

CP6: Política de preços

CP7: Política de distribuição

CP8: Política de Comunicação

CP9: Plano de Marketing

Objetivos

OA1: Compreender a importância da estratégia organizacional em geral, e a estratégia de marketing em particular, como um processo de gestão do setor da aeronáutica para a colocar em vantagem competitiva;

OA2: Identificar, descrever e aplicar as estratégias e ferramentas mais adequadas (modelos e técnicas) que devem ser empregues no desenvolvimento de uma estratégia de marketing;

OA3: Compreender a política de produto, preços, distribuição e comunicação global de marketing no setor da aeronáutica.

OA4: Compreender e identificar os processos e técnicas para conduzir um estudo de mercado.

OA5: Desenvolver capacidades para criticar ou estruturar um plano estratégico ou operacional de marketing de acordo com os objetivos estratégicos organizacionais no setor da aeronáutica.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são teórico-práticas. Na vertente teórica são apresentados os conceitos e os princípios essenciais do marketing para o setor aeronáutico.

Nas partes práticas, promove-se o debate sobre estudos de caso e debates que ilustram a matéria abordada nas partes teóricas. Analisa-se a realidade das organizações e o contexto de marketing, assim como, a orientação dos trabalhos de grupo, que serão, posteriormente, apresentados e debatidos.

A avaliação contínua é efetuada de acordo com o Regulamento de Avaliação da Universidade e consta de: um plano de marketing (40%); Um Estudo de caso e apresentação em aula (10%); Participação nas aulas (10%) + teste escrito individual (40%).

Em alternativa à avaliação continua, poderá ser efetuado um Exame Final (100%).

Bibliografia principal

Armstrong, G., Opresnik, M. O., & Kotler, P. (2018), Principles of Marketing )17ª Ed.). Person Education Limited.

Lendrevie, J. et al. (2015), Mercator - Teoria e prática do marketing (16º Ed.). Lisboa: D.Quixote.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2008), Princípios de marketing. Pearson:Prentice-Hall.

Shaw, S. (2011). Airline marketing and management (7th Ed.). Ashgate Publishing.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Álvaro Dias

quarta-feira

Das 12h às 14h

A combinar

Carlos Rouco

quinta-feira

Das 14h00 às 18h00

C 1.13

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo
  • Lusófona University THInC 2022 Summer School - We did it!
  • Início do Processo de Compostagem na Universidade Lusófona

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.